ESCRITORES HOMENAGEIAM AS MÃES - UM LIVRO PARA MAMÃE



O nosso blog pensando em homenagear as mães em seu dia, lançou o  concurso UM LIVRO PARA MAMÃE onde poetas e amantes das palavras se expressaram através de poesias em homenagens as suas mães. Essa homenagem  foi possível porque contamos com as pessoas que enviaram  seus textos poéticos, contamos com a galera que curtiu e com os escritores que presentearam o blog com exemplares de seus livros.


A grande surpresa foi que, inicialmente prometemos presentear os cinco primeiros colocados, os dois primeiros receberiam o livro NAS ASAS DA GAIVOTA (Lucymar Soares), e os três restantes com um exemplar do livro do escritor Josué Ramalho, Miriam de Sales e Ivan de Almeida. Mas, para que nenhuma mãe ficasse sem ganhar um livro de presente nessa data especial, continuamos mantendo contatos com mais escritores e para nossa alegria contamos com as doações dos escritores: Juraci Tavares, Maridásio Martins, Leda Jesuino, Antonio Sanches e Ricardo Ferreira através de Ivan de Almeida, e Carlos Venttura, além da doação das Antologias FOCUS VII (Editora Cogito - Ivan Almeida) e Traços e Compassos (Editora Pimenta Malagueta - Miriam de Sales).


Hoje concluímos a homenagem dando o resultado dos vencedores:


Conheçam mais um pouco sobre os nossos escritores parceiros: 



 O  Grande Banquete - Ricardo Ferreira



A HISTÓRIA...


A escolha da cidade do São Salvador da Bahia para viver, resultou num conhecimento de experiência vivida, para Ricardo Ferreira e deu origem ao Livro [O Grande Banquete a Transformação e o Templo]...Consultor empresarial e executivo dedica o seu tempo a estreitar relações artísticas, culturais e empresariais entre os países Lusófonos, Brasil, Angola e Portugal...

O Livro surgiu a pedido de alguns amigos, que constantemente o indagavam para escrever sobre a sua experiência em terras da Bahia, revelou o autor.“E assim aconteceu, naturalmente, sem pressas. Foi ao longo dos anos reunindo e juntando as ideias, as experiências e os relatos de um tempo”. 

Ricardo nasceu em Angola, cresceu em Portugal e aculturou-se pela Bahia de todos os Santos e Encantos. Este triangulo sociocultural habitado por Ricardo, torna a sua escrita verdadeira, intensa, por vezes sofrida, mas ao mesmo tempo, cheia de sons, tons, cores e sabores...



Voo Livre - Josue Ramiro Ramalho 





JOSUE RAMIRO RAMALHO filósofo, escritor, pensador e poetaxistentes nas tardes de terças-feiras.

Sua realidade, entretanto, possui outras facetas: batizado como JOSÉ RAMALHO DE DEUS na cidade de Penedo Alagoas “terra dos marechais” em 26 de outubro de 1954. Filho do repentista Alagoano Genésio Ramalho de Deus e Julia Maria de Deus; é o 12º. De 14 irmãos. Casou-se na Igreja de S. Pedro, Piedade, com a baiana Solange Amaral Ramalho, em 12.07.1980. Tem três filhos: (Gleide, Gleise e Gladson Amaral Ramalho) e 02 netas. 

Em 1972. Passou por Feira de Santana onde permaneceu até 1974. Vindo para Salvador. Em agosto de 1976 Ocupa a função de arquivista na Usiba. Em 1979. Conclui o curso de eletrotécnica e passa a trabalhar como eletricista até 1991 quando é demitido por envolvimentos estudantis, políticos e sindicais. Durante esse período faz filosofia, milita o movimento sindical metalúrgico, movimentos estudantis, movimentos proletários, filia-se ao Partido Comunista do Brasil. Matriculado em licenciatura na Uneb, larga tudo para seguir outros caminhos.

***De 1997 a 1999 publica alguns poemas nos jornais da Ilha e da Barra em Sergipe e nas Revistas O’mnira até 2003 e Art Poesia desde 1999;
***Participa da 1ª. Coletânea Release de Poesia e Prosa: 110 págs. 17 autores. Edição O’mnira - novembro de 1998;
***É premiado em concurso Nacional de Poesia em Brasília.
***Publica o conto “O Galo Inácio” na Antologia I Prêmio Pórtico de poesia e prosa em Junho / 99.
**Participa da coletânea Iandêe Nheénga - Brasil 500 anos de literatura. Edição 2.000 – Editora Om’nira.
***Ainda em 1998 Participa da fundação do grupo poético performático RECITAL SHOW e faz recitais na Praça da Sé, Piedade, faculdades, bares, colégios, eventos populares, em cidades do interior nordestino, etc.;
***Em julho de 2002. Lança o conto: UNITED STATES OF BRASILIS pela revista O’mnira.
***Em 2003/4/5 participa do Concurso Castro Alves de Poesia falada realizado p/ Câmara Municipal de Salvador;
***Ainda em 2003, participa da fundação “CASA POESIA BAHIA BRASIL” com vários poetas baianos;
***Outubro/2006 sua biografia é publicada em verbete no Dicionário Dos Autores Baianos - Secult - Bahia;
***Dezembro/ 2006. Sindicato dos Médicos da Bahia edita seu livro solo – Vôo Livre verso & Prosa - 82 páginas, lançado na 8ª. Bienal do livro da Bahia em abril /2007. Em maio, é lançado também, em Aracaju Sergipe, e em vários outros municípios Nordestinos;
***14 de março de 2009, participa do lançamento da coletânea Voo das Flores homenageando Wagner Américo na Praça da Piedade, comemorando os festejos do dia nacional da poesia em Salvador-Ba;
*** Abril de 2009 participa da 9ª Bienal Do Livro Da Bahia e em 2009/10 agrega-se aos Projetos: Pindorama, Fala Escritor, Cepa, Amantes do Conhecimento, Confraria CAPPAZ, Galeria XIII, Artpoesia etc. Declamando em recitais nos vários movimentos poéticos literários na grande metrópole baiana.
*** Em 2012 Publica: no Premio Valdeck Almeida de Literatura, e nas coletâneas: Carta ao Presidente, Projeto Fala Escritor e na coletânea do Beco dos Poetas - Quarto Elemento - Água.
Endereço: Alameda.




O Contrato de Esperança - Antonio José Sanches



Nasceu em 1939, na cidade de Lisboa.
Começou a escrever quando tinha onze anos de idade, fazendo histórias em quadrinhos , cada uma, exemplar manuscrito, circulava durante uma semana na biblioteca frequentada pela criançada daquela época. Depois aos doze anos tornou-se ajudante de bibliotecário na mesma biblioteca da Cooperativa Piedense, (hoje já extinta) e ali teve o primeiro contato com os grandes autores. O amor pela Bahia nasceu na leitura do grande Jorge Amado. Na juventude foi redator de algumas revistas e no Brasil colaborou com o Jornal o Sertão e dirigiu algumas estações emissoras de rádio, destacando-se a Radio Regional de Irecê,a Caraíbas FM,Jacobina FM e Radio Fascinação de Itapetinga.Publicou em Salvador o romance O CONTRATO DE ESPERANÇA, e colabora com algumas publicações através da sua poesia.



 Ciclo do Pareta - Ivan de Almeida



Ivan de Almeida é jornalista, poeta, escritor, editor, fotógrafo e design de livros. Iniciou sua carreira editorial em 2000, sob incentivo do fundador do Círculo de Estudo Pensamento e Ação (CEPA), Germano Machado, organizando cinco números da revista Cepa Poesia. Em seguida, como editor independente, organizou a Revista Literária Àgora e duas edições da Poiésis – Coletânea poética. Em 2005 iniciou a Focus – Antologia poética, com seis volumes atualmente. Em 2009, criou a Cogito Editora e atualmente se prepara para lançar a Coleção No Bolso e organizar, em parceria com a Editoração Cepa, a Antologia Concepção.

Obs. A Editora  Cogito ( Ivan de Almeida) doou três mais 03 Antologias - FOCUS 2013




Folhas de Outono - Leda Jesuino





Leda Jesuino honra tendo registrado a sua passagem por 23 instituições, ora em gestão acadêmica, assumindo vários cargos na Universidade Federal da Bahia, ora nas salas de aula da Ufba e da Ucsal, agora brinca um pouco de registrar suas emoções em forma poética, chegando, às vezes, a tentar um hai-kai, apaixonada que é por este jeito especial de, com poucas palavras, abranger um universo e despertar reflexões. Leda participou da Antologia Focus ( Editora Cogito), professora Emérita da Ufba, Presidente de Honra da Academia Baiana de Educação e membro da Fundação Dois de Julho, ser mãe, avó e bisavó, porém, é o seu maior título.


O Verdadeiro Paraíso - Carlos Venttura 


http://albswiss.blogspot.com.br/p/presidente.html


CARLOS S. VENTURA, nasceu em Salvador/BA. Musico, Cantor, Compositor, Poeta, Escritor, Dramaturgo, Acadêmico, CONDE de SARMATHIA da Soberana Casa Principesca de Kastoria, Embaixador da Paz - IRF/UN Global Compact/ONU, Embaixador do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz, Acadêmico da ALB-Academia de Letras do Brasil, Presidente da Seccional/Suíça-ALB, Doutor Honoris Causa em Filosofia Univérsica e Ph.I. Filósofo Imortal. pela ALB-Academia de Letras do Brasil, Acadêmico da ACB-Academia de Cultura da Bahia, Acadêmico Grão-Colar, Internacional da ANBA-Academia Niteroiense de Belas Artes, Colar e Placa, Jose Bonifácio de Andrada e Silva/Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística.

Comenda do Mérito Proficissional Internacional/Sociedade Latino Americana de Cultura e Historia. (Grau: COMENDADOR), Comenda do Mérito Empresarial/Sociedade Latino Americana de Cultura e Historia. (Grau: COMENDADOR), Grã-Cruz, do Mérito Visconde de Mauá/Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística.

Comenda da Nobre Ordem da Rosa Vermelha/France-(Grau: COMENDADOR), Cruz de Honra – Grau Ouro/Corpo de S. Lazaro Internacional, Cruz Naval – Grau Oficial/Corpo de S. Lazaro Internacional, Acadêmico da ANICAL-Academia Nacional e Internacional de Ciências, Artes e Letras, Acadêmico da FEBACLA-Federação dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes. Onde ocupa o cargo de Senador Acadêmico para Suíça, Acadêmico correspondente Inter. ARTPOP-Academia de Artes de Cabo Frio-Rj, Acadêmico correspondente Inter. ACLA/MG- Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais, Membro do Clube Brasileiro de Língua Portuguesa, Membro do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz. 

Membro do Imperial Dignitaries Group, Integrante do Corpo São Lázaro Internacional no grau de Capitão CSLI, COMENDADOR da Soberana Ordem da Águia Dourada de Kastoria, CHANCELER EMÉRITO do Centro de Estudos Históricos da Coroa de Kastoria


COMENDADOR da Sociedade Latino-Americana de Cultura e Historia.

COMENDADOR da Noble Order of the Red Rose (Nobre Ordem da Rosa Vermelha), DOUTOR HONORIS CAUSA em Artes Plásticas pela Academia do Santo Patriarca Abrahão de Ciências, Letras e Artes.

EMBAIXADOR DA CULTURA Pela SOMDS - Soberana Ordem Militar Del Deber Sagrado, Delegado da Noble Order of the Red Rose (Nobre Ordem da Rosa Vermelha) na Suiça, Humanista Honoris Causa, pelo Clube Brasileiro da Língua Portuguesa e a ANICAL-Academia Nacional e Internacional de Ciências, Artes e Letras. ···.



 Contos Apimentados - Miriam de Sales



Miriam de Sales Oliveira nasceu em Salvador, Bahia. professora formada pela Faculdade de Filosofia da Bahia,. Escritora por vocação, estudiosa de Historia e Literatura. Fez vários cursos livres dessas matérias na Fundação Calouste-Gulbenkian,em Lisboa,no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, na Fundação Cultural do Estado da Bahia e no Museu Carlos Costa Pinto.Autodidata, gosta de fazer   pesquisa histórica e literária,valendo-se,muitas vezes,dos  inúmeros  livros de sua biblioteca  particular. Como pedagoga especializou-se em Piaget e Maria Montessori, ministrando cursos sobre esses mestres em várias escolas particulares de Salvador. Seus trabalhos literários são ecléticos, um passeio por vários temas, porém,todos com uma boa dose de humor.Escreve para vários sites e para jornais e é membro da Academia Poçoense de Letras e Artes,ocupando a cadeira 55.Membro da Academia de Cultura da Bahia e da Academia de Letras Y Artes de Buenos Ayres Secretária Executiva da Câmara do Livro da Bahia.


ObsA Editora Pimenta Malagueta ( Miriam de Sales) doou mais duas Antologias:  Traços e Compassos.



Livro: Pingo  D'Alma - Maridásio Martins


Maridásio Martins, nascido em 15 de julho, na cidade de Rio de Contas. Iniciou sua "carreira literária", escrevendo 'pensamentos' diversos sempre voltados para reflexões sobre a existência do Ser. Daí ensaiou com pequenos contos e poemas. Embora relute em aceitar o título de poeta. Traz em seus escritos, independente do gênero, um caráter espiritualista e reflexivo. Participou de várias antologias poéticas como Antologia "Elos da Vida" (Estilo Editora); Litteris Editora (RJ); Focus; Cogito Editora, mais de uma vez, etc. Considera-se um "auto-analfabeto-didata".



Vocábulos Caminhantes - Juraci Tavares





Nascido na Liberdade, o bairro de Salvador com maior concentração de negros fora do continente africano, Juraci Tavares é compositor, cantor, educador e, especialmente, um amante da pluralidade da cultura afro-brasileira. Há 32 anos, compõe obras que passeiam pelos multifacetados aspectos da formação humana, sem perder de vista a influência e os valores de seus antepassados… 

Compõe há largos anos para os blocos afro Ilê Aiyê e Malê Debalê. “Fio condutor da memória” (1999) e “Demarcador de Espaços e Territórios” (2000) são exemplos de duas composições suas em parceria com Luiz Bacalhau, que foram tema de carnaval do Ilê Aiyê. Em 2007, aos 57 anos, lançou-se como cantor, no show intitulado Veia Aberta, ao lado do também parceiro musical Márcio Pereira (violonista, guitarrista e arranjador). A parceria entre Juraci e Márcio não pára por aí. A dupla tem um espaço cultural chamado Ossos 21. Localizado no bairro de Santo Antônio, o espaço oferece aulas de canto, contrabaixo, piano e violão… Em 2008, Juraci Tavares reafirma sua carreira de cantor, em mais uma temporada de shows, com o espetáculo “Vocábulos Caminhantes”. O show afro-pop apresenta canções autorais que levam a reflexão sobre temáticas humanas e elementos da identidade cultural afro-brasileira. O segundo dia do espetáculo traz também mais um sotaque: integrantes do grupo pernambucano Afoxé Oyá Alaxé foram como convidados especiais. A parceira entre Juraci Tavares e o afoxé da terra do frevo já rendeu bons frutos. Uma canção composta pelo músico baiano – “O Ancestral Oyálaxé” – fez grande sucesso nos carnavais de 2008 e 2009 em Pernambuco…




  Nas Asas da Gaivota Lucymar Soares Cymar Gaivota)

http://expressaoeimpressao.blogspot.com.br/2013/05/resultado-um-livro-para-mamae.html


Lucymar dos Santos Soares (Cymar Gaivota) é mineira de Serra dos Aimorés, residente na Bahia (Argolo- Município de Nova Viçosa) desde criança. Mudou-se para Salvador em 1989. Jornalista (Faculdade da Cidade), poeta, documentarista, Membro da Academia de Cultura da Bahia. Autora dos livros “Cicatrizes” e NAS ASAS DA GAIVOTA, é coautora em antologias, entre elas: Dia dos namorados, Dia das Mães, Um dia de Esperança do Projeto Antologia Alma Brasileira; Antologia do Amor, Antologia Brasil e Portugal elos poéticos – Valdeck Almeida de Jesus. Jurada em alguns concursos, promovidos por Valdeck Almeida de Jesus ( Homenagem ao Centenário de Nascimento do Escritor Jorge Amado e outros). Prefaciou o I Concurso Literário -  EBENÉZER – Até aqui nos ajudou o Senhor) organizado pelo  historiador, poeta e idealizador do Projeto Fala Escritor, Leandro de Assis. Participou do Projeto Carta ao Presidente organizado pelo jornalista  Carlos  Souza e da Antologia Fala Escritor ( projeto Fala Escritor).  Autora de mais 05 (cinco) obras não publicadas).  Foi selecionada com a poesia DAR-TE-EI pelo Prêmio Elisa Lucinda no Concurso de Poesia dos Bancários III.






Comentários