EXISTE UM SERVIÇO SECRETO BRASILEIRO E É ASSIM QUE ELE FUNCIONA



A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) é o serviço de inteligência secreta do Brasil. Sua função é investigar potenciais e reais ameaças. A ABIN ainda tem a função de identificar oportunidades de interesse da sociedade e do Estado. A Agência foi criada há pouco tempo. Mais precisamente em 1999, durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. No entanto, as atividades relacionadas aos serviços de inteligência no Brasil já existem desde 1927.


A Abin possui cerca de 1,8 mil servidores em todo território nacional. Incluindo profissionais, grupos de informações e apoio. A área de atuação da Abin é definida pela Política Nacional de Inteligência, que é definida pelo Congresso Nacional de acordo com os focos indicados pelo Poder Executivo Federal.


A ABIN possui três escritórios na América do Sul, localizados na Argentina, Venezuela e Colômbia. E, um nos Estados Unidos. Como na maioria dos órgãos estatais, os cargos da ABIN são preenchidos por intermédio de concursos públicos. Isso, desde 1999.

No entanto, alguns cargos ainda são preenchidos por alguns ex-funcionários dos órgãos de inteligência que antecedem sua criação. Alguns criados durante o período da ditadura militar. Ele é o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência, o Sisbin. O Sisbin, reúne cerca de 30 orgãos de 15 ministérios.

A Agência é fiscalizada por uma comissão mista de senadores e deputados direcionados, denominada CCAI (Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência) e de nenhuma forma está ligada a ideologias ou partidos políticos.

A pasta funciona plenamente como um instrumento do Estado. A ABIN monitora cerca de 700 alvos diferentes. Eles vão desde movimentos grevistas até organizações de grandes eventos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Comentários