VAI ROLAR A FESTA ! A 2ª FLIPELÔ - FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DO PELOURINHO



Amadinho, o mascote da FLIPELÔ, recebeu os convidados



Agora é oficial ! Começa a contagem regressiva para a 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho, a FLIPELÔ ! No café da manhã para imprensa, autoridades, patrocinadores, apoiadores, artistas e convidados, realizado na manhã da terça-feira, 24.07, no Salão do Conselho do Hotel Pestana Convento do Carmo,  a Fundação Casa de Jorge Amado lançou a Festa Literária,  que de 8 a 12 de agosto vai encher de vida, literatura e poesia as ruas do Centro Histórico de Salvador. E o clima foi de vida longa à FLIPELÔ !

Com a participação de representantes da família Amado – a filha Paloma, e os netos Maria João e Jonga Amado – e de Emília Ribeiro, filha mais velha de João Ubaldo, o lançamento contou com as presenças da Secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, do superintende de Promoção Cultural da Secult, Alexandre Simões e do presidente da Fundação Pedro Calmon, Zulú Araújo; do secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador, Cláudio Tinoco, da diretora-geral de Gestão do Centro Histórico, Eliana Pedroso e do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro.

Também estiveram presentes os representantes dos patrocinadores, o diretor-presidente do CCR Metrô, Luís Valença, o superintendente do  Banco do Nordeste do Brasil, José Gomes da Costa e a gerente Nacional de Marketing da TPC Logística, Camila Testa; e dos apoiadores representando a Bahiagás, Senac, Sebrae e  Shopping da Bahia, além de Márcia Baptista Nunes, diretora da Divisão da Orientação Social do Sesc, que correaliza a FLIPELÔ. Todos foram recebidos por Arthur Guimarães Sampaio,presidente, e Ângela Fraga, diretora da Fundação Casa de Jorge Amado.

E o clima foi mesmo de vida longa FLIPELÔ. Autoridades, patrocinadores e apoiadores ressaltaram a importância do evento e reafirmaram a intensão de continuar a ajudar a realizar a festa que este ano tem como tema  a frase de Jorge Amado “a amizade é o sal da vida”, e é em homenagem ao escritor itaparicano João Ubaldo Ribeiro, grande amigo de Jorge. Assim, de forma absolutamente gratuita,  uma ampla programação com mais de 120 atividades vai ocupar 13 espaços do Centro Histórico. Nos cinco dias do evento são esperados cerca de 50 mil participantes. Que venha a FLIPELÔ !

VAI ROLAR A FESTA ! Mesas de debates, bate-papos com crianças, jovens e adultos sobre os mais variados aspectos da literatura, lançamentos de livros, saraus de poesia, slam e uma rica programação infantil com contação de história e diversas atividades lúdicas marcarão esta edição. Haverá também exposições, apresentações teatrais e musicais e, pela primeira vez, a Rota Gastronômica Amados Sabores, que contará com a participação de 20 restaurantes do Centro Histórico, que produzirão pratos com preços especiais com receitas inspiradas no livro de Paloma Amado, “A Comida Baiana de Jorge Amado”.

Nos dias da Flipelô, nas ruas, monitores cuidarão da orientação ao público, que poderá comprar com descontos em 58 lojas da região, sinalizadas com uma flâmula na fachada onde está escrito ESTOU NA FLIPELÔ; Ir e vir utilizando os serviços da Elite Taxi, que dispinibilizará 20% de desconto para todos os passageiros que se dirigirem à Festa Literária. Para aproveitar o benefício basta usar a senha ESTOU NA FLIPELÔ ; Estacionar pagando tarifa única nos dois estacionamentos da Delta Parking, da Av. JJ Seabra, 190 - Baixa dos Sapateiros ( Praça das Artes)  e da  Rua Inácio Accioly, 18 ( Largo Pedro Arcanjo), para tanto solicitar selinho nos locais credenciados – Chocolates Marrom Marfim, Loja da Fundação Casa de Jorge Amado, Livraria Oficial da FLIPELÔ, Casa das Editoras Baianas, bilheteria da Arena e do Teatro Sesc-Senac e restaurantes participantes da Rota Gastronômica ;  Para quem chega de fora há, descontos nas passagens da LATAM e para locação de veículos na UNIDAS; E no quesito hospedagem, além do Pestana Convento do Carmo, que será o hotel oficial da  Festa Literária, nove hotéis, pousadas e hostels participam do evento, oferecendo tarifas especiais.

A 2ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a FLIPELÔ 2018, conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, Instituto CCR, Banco do Nordeste do Brasil e TPC Logística, por meio da Lei Rouanet, e do Estado da Bahia. O evento tem ainda o apoio da CCR Metrô, da BAHIAGÁS, Senac, Sebrae e do Shopping da Bahia, correalização do SESC, produção da Sole Produções e realização da Fundação Casa de Jorge Amado.

A Fundação Casa de Jorge Amado é mantida com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Shopping da Bahia e é considerada um ponto de referência na geografia cultural de Salvador.

Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro – 71 98896-5016 – imprensa.flipelo@gmail.com /dp.assessoriacomunicacao@gmail.com
Fotos Isabela Bugmann

Clique para ampliar 




















Comentários