A imprensa, seja ela escrita , falada ou televisionada, é um meio de comunicação que é utilizado para divulgar informações e reflexões sobre diversos assuntos, tendo o papel de transformar a sociedade quando utilizada obedecendo a legislação no cumprimento do dever com a verdade, assume a posição de condutor a cidadania, porém por ter o caráter manipulador, a imprensa pode ser transformar em uma arma de destruição.
O surgimento da imprensa trouxe profundos transformações na sociedade, que se tornou questionadora, conhecedora de direitos e deveres sociais, participativa, refletindo e protestando sobre todos os fatores na área política, social e diversas outros assuntos.
Esse poder transformador da imprensa vem formando cidadão e de certa forma policiando comportamentos, pois esta expõe fatos que abrangem todos os setores da vida em sociedade, com isso educa o indivíduo a obedecer às leis sob o olhar atento das pessoas, limita o abuso do poder chamando a atenção do bem comum.
Embora o código de ética da imprensa registre a obrigação a imparcialidade na pratica os critérios de noticiabilidade e a filosofia da imprensa interferem na escolha do que é verdade e prioridade.
Infelizmente existem profissionais e empresários que estão no mercado visando única e exclusivamente os lucros financeiros e a parceria com o poder principalmente político, ignorando totalmente o papel transformador da imprensa e a legislação, tornando-a apenas em um produto a venda em busca do maior preço.
Em um país como o Brasil que nasceu e vem crescendo a base da corrupção é preciso que pessoas dotadas do talento no uso das palavras e na missão de divulgador da verdade, tenham a coragem de cumprir o seu verdadeiro papel na sociedade. É possível fazer imprensa cumprindo suas normas, conquistando no mercado, respeito, credibilidade e retorno financeiro.
Lucymar Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".