DICIONÁRIO DE ESCRITORES É LANÇADO EM EVENTO TOP - BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA



Na última sexta-feira (12), em plena noite de dia dos namorados aconteceu o lançamento do Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia.  Centenas de escritores e amantes das letras separaram uma parte da noite festiva para prestigiar a festa da literatura baiana. E a sala Kátia Mattoso, da Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebeu um número significativo de pessoas, dentre eles: Aurélio Schommer, César Romero, Felisbelo da Silva, Fernando Alcoforado, Heloísa Prazeres, Hugo Homem, Igor Rossoni, Marcio Leite, Nadja Nunes, Raymundo Luiz Lopes, Vanda Angélica, Lélia Fernandes, Germano Machado, Maria Prado, Valdeck Almeida,  Drª  Luislinda Valois, o presidente da Academia de Cultura da Bahia, Benjamim Batista; o presidente da União Brasileira de Escritores - UBESC e diretor da Editora Òmnira, Roberto Leal, dentre muitos outros que estiveram presentes.  “Um evento que marca em Salvador um projeto de grande importância para a literatura da Bahia e do Brasil”, como destacou alguns escritores que fizeram parte da mesa.

Carlos Souza Yeshua, o organizador da publicação destacou que o principal objetivo desse trabalho é promover os autores e suas obras, reunindo em um só lugar as mais completas e confiáveis informações dos escritores da Bahia, além de resgatar e valorizar a memória da literatura do estado onde começou o Brasil. “Este dicionário visa também ser um livro de referência e um instrumento de pesquisa para leitores, estudantes, historiadores, jornalistas, bibliotecários, além de instituições culturais, universidades, veículos de imprensa e outros segmentos interessados em literatura, especialmente a da Bahia”, disse Yeshua. 

Organizador - Carlos Souza Yeshua é jornalista, profissional de marketing e professor. Presta serviço de assessoria de imprensa e marketing pessoal para escritores, instituições culturais e artistas em geral. Autor dos livros: João Alfredo Domingues - Pau pra toda obra: e Revolução Pessoal – Seu Próximo Desafio. É organizador dos livros: Carta ao Presidente – Brasileiros em busca da cidadania (2012) e Carta ao Presidente – O que deseja o brasileiro no séc. XXI (2010). É associado da União Brasileira de Escritores – UBE e da União Baiana de Escritores - UBESC. 

Acesse aqui e veja os nomes dos escritores que integram a obra;

www.blogdagaivota.com/2015/06/jornalista-lanca-dicionario-de.html



MORGANA GAZEL LANÇA 'CRIAÇÃO' EM NOITE DE LANÇAMENTO DO DICIONÁRIO DOS ESCRITORES CONTEMPORÂNEOS DA BAHIA



No mesmo evento foi lançado o livro Criação da escritora Morgana Gazel e muitos outros escritores expuseram suas obras à venda,  formando assim uma grandiosas festa em data  festiva dos amantes, dentre eles: Moina Bartilotti, Roberto Leal, Felisbelo da Silva, Luiz Américo Lisboa Junior e outros.

Este é mais um livro de Morgana Gazel. Desta vez trata-se de poesias. Como se quisesse deixar evidente este gênero, ela publica na contracapa o poema Mundo e, logo no início, apresenta a própria biografia em forma de poema. As demais  poesias são distribuídas em seções que contam a história da criação divina do universo com tudo que nele há, até a destruição do planeta dos homens. Este trágico percurso da civilização humana inicia-se com o uso da palavra e se finaliza com o apocalipse.

Morgana Gazel  começou a se dedicar à arte literária a partir de 2004, exercitando-se com poesias e contos, mas logo se arriscou a escrever um romance, o Enseada do Segredo, publicado pela primeira vez em agosto de 2008, pela Scortecci Editora. A segunda edição foi publicada pela Paco Editorial (2011) e a terceira pela Cogito Editora (2014). O Liberdade Negada foi publicado também pela Cogito Editora (2013). Ambos fazem parte de uma trilogia que será finalizada com A carta da mãe, em fase de elaboração. Agora a escritora brinda seus leitores, com “Criação”. Tem no prelo o livro de contos, crônicas, artigos



O Blog da Gaivota esteve presente e registrou parte do evento: 





Clique na foto para ampliá-la: 









































































Comentários