TARDE INFANTIL NO PALACETE DAS ARTES

Uma tarde lúdica para as crianças, com atividades de leitura, desenho e contação de histórias, tendo como cenário o agradável ambiente do Palacete das Artes, no bairro da Graça. O evento, que é gratuito, acontece no próximo sábado, dia 31 de outubro, a partir das 16 horas, e tem o propósito de marcar o lançamento do livro Contando Estórias, da escritora e educadora musical baiana Mariza Jambeiro. O livro, com capa da artista plástica Graça Ramos, remete à própria infância da autora, vivida com todas as peraltices que tinha direito na localidade de Vila da Palestina, antes pertencente ao município de Itabuna, hoje cidade de Ibicaraí, no sul da Bahia.

Durante a tarde do lançamento, as brincadeiras com as crianças no Palacete das Artes contarão com a coordenação das recreadoras Rachel e Eliseth Catan, Marcilene Dias, Lucineide Reis e Elisângela Ferreira. Além das atividades de recreação, haverá oficina de brinquedos, ilustrações para colorir e contação de histórias do próprio livro, que remete a momentos de diversão e ludicidade numa típica cidade do interior baiano.

Contando Estórias reflete o contato livre e sem medos da menina do interior com a natureza, o convívio com os animais e a relação sempre divertida e prazerosa com outras crianças da vizinhança. Nessas brincadeiras infantis, a rua era o grande play-ground, onde as crianças podiam correr livremente e estimular a criatividade na criação de jogos, histórias e diversões. Esse universo é transposto por Mariza Jambeiro para os seis contos do seu livro: O Capa Bode, Meus Três Amiguinhos, Menina Fada, Amor Incondicional, O Peixinho de Olhos Azuis e a Menina Que Viu O Céu Aberto.
 
Como informa Mariza Jambeiro, esse último conto, A Menina que Viu o Céu Aberto, foi que deu origem ao livro. O conto fala de um sonho vivido por Mariza aos nove anos de idade e que se tornou motivador de sua trajetória de vida. Descreve um fenômeno talvez físico, talvez espiritual, que fez o céu ganhar um formato totalmente diferente na sua cabeça de menina, possibilitando o contato com um ser superior.

Além dos contos, o livro traz uma página para uso do leitor mirim (desenhar, pintar, etc) e um Glossário para que as crianças possam conhecer algumas palavras e expressões típicas do linguajar regional, como “bejolet” (tipo de sorvete), “caçuá” (cesta feita com cipó), “pregão” (canto para chamar freguesia) e “jupará”(macaco da região), entre muitos outras.

Serviço
Lançamento do livro Contando Estórias
Data: 31.10.2015
Horário: 16h
Local: Palacete das Artes/ Rua da Graça, 284, Graça

Assessoria de Imprensa
Companhia de Comunicação
Tels: 3247-5851/88921119 (Antonio Moreno)
SSa.26.10.2015

Comentários