LUZES DE NATAL PODEM ATRAPALHAR A SUA INTERNET SEM FIO




 POR Victor Caputo, de EXAME.COM

A sua decoração de Natal pode estar interferindo na qualidade da rede Wi-Fi da sua casa. As lâmpadas características dessa época do ano podem causar interferência e diminuir a qualidade da internet sem fio.

LuzesThinkstock
O assunto foi levantado pela agência regulatória britânica de telecomunicações (a Ofcom) e causou reboliço na internet. No fundo, não é nenhuma surpresa que isso aconteça.

A rede Wi-Fi funciona enviando sinal em espectro eletromagnético. Nesses espectros, estão ondas de rádio, luzes visíveis e invisíveis, além de micro-ondas. Diversas tecnologias usam esses espaços para funcionar, como telefones, Wi-Fi e radares.

O problema é que, em alguns momentos, essas diferentes tecnologias impactam o campo do espectro usado por outras-o que implica interferência.

A Ofcom explica que o problema das luzes de Natal são seus fios sem isolamento. Na enorme maioria, os cabos não têm blindagem para evitar que a radiofrequência escape e cause interferência na rede de internet sem fio.

É importante lembrar que diversas outras coisas podem causar uma piora na rede Wi-Fi. Entre elas uma aparelho micro-ondas, babá-eletrônica e até mesmo fiação doméstica mal instalada.

Em um texto, Andrew Smith, professor de redes da Open University, explica que as luzes de Natal não devem ser uma grande preocupação. "Seria preciso ter uma quantidade considerável de luzes para criar interferência suficiente para prejudicar seriamente sua rede Wi-Fi", explica ele.

Ele diz que é preciso levar algumas coisas em consideração na hora de escolher o local do roteador. Não é uma boa ideia colocar o aparelho em locais fechados, que podem causar isolamento, por exemplo.

Outra ideia ruim é decorar o roteador com luzinhas. "Mas não precisa sair correndo para jogar sua iluminação no lixo. O Natal está chegando, afinal de contas."

Comentários