MAPA DA PALAVRA








A Coordenação de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), gostaria de convidá-lo(a) a contribuir no processo de divulgação e compartilhamento do projeto Mapa da Palavra.BA.

O Mapa da Palavra.BA é um projeto de cadastramento público para a seleção de produções artísticas literárias realizadas no Estado da Bahia, a partir de seus 27 (vinte e sete) territórios culturais de identidade e de autores baianos que vivem fora do Estado. Esse cadastramento busca identificar a grande diversidade da literatura baiana, os escritores, poetas, ensaístas, performers, cronistas, recitadores, quadrinistas, cordelistas, entre outros e suas produções artísticas. A proposta da construção do projeto Mapa da Palavra.BA surgiu por conta da necessidade de se ter um diagnóstico do setor, para propor metas e estratégias ao Plano Setorial de Literatura da Bahia, compreendendo de forma mais clara, as necessidades e possibilidades da literatura baiana.

Além do cadastramento, o projeto realizará duas etapas de seleção das produções literárias: na primeira etapa, os artistas da palavra cujas produções forem selecionadas terão suas produções divulgadas na plataforma virtual do projeto; na segunda etapa, serão selecionadas produções literárias para compor uma futura publicação virtual e/ou impressa, com distribuição gratuita.

A partir do cadastramento dos autores no Mapa da Palavra.BA será possível ter um re-conhecimento de nossa produção literária e criar um documento importante de estruturação de um espaço de criações particulares e coletivas, não só para dar uma visão panorâmica de autores e obras, como para uma melhor compreensão do campo de forças que pesa sobre agentes de literatura, apontando necessidades e possíveis caminhos.
Futuramente, a plataforma virtual do projeto, com biografia, imagens e trabalhos literários dos autores, será uma porta aberta para a difusão dos autores, também com o objetivo de aprofundar o intercâmbio entre os próprios artistas da palavra, do Estado, criando a possibilidade de fortalecer relações e processos criativos, tornando nosso circuito literário cada vez mais potente e visível.

As inscrições para o Mapa da Palavra.BA estão abertas até o dia 14 de março de 2016. Os artistas da palavra devem se cadastrar, através do sistema online no site (http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/mapadapalavra/) ou via material físico a ser enviado pelos Correios, conforme regulamento disponível também no site. As informações serão fornecidas pelos próprios autores, por conta disso, é fundamental a participação de todos, para que este mapeamento seja um retrato literário atual, iluminando a literatura da Bahia, suas potencialidades e especificidades. Prevemos este período longo de 5 meses de inscrição, justamente para que seja viável o alcance de um maior número de artistas da palavra.

A partir do lançamento oficial do projeto na Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira), em 16 de outubro de 2015, o Mapa da Palavra.BA já foi apresentado em Porto Seguro, Juazeiro, Barreiras, Santo Amaro, Alagoinhas e Salvador. 

Desde já agradecemos sua contribuição e participação e acreditamos que este projeto será de extrema importância nas decisões e definições de políticas para a Literatura no Estado, além de contribuir para a difusão dos autores e suas produções literárias.

Cordialmente,
                                        
                                              
Karina Rabinovitz
Coordenação de Literatura Maria Iris da Silveira
Diretor de Artes - DIRART Fernanda Tourinho
Diretora Geral – FUNCEB


Comentários