CILENE TINAUT - SAMBAS QUE MARCARAM ÉPOCAS


O show “Sambas que marcaram Épocas”, faz alusão a grandes nomes do samba, uma merecida homenagem ao nosso sempre enorme Jair Rodrigues, Martinho da Vila, Noel Rosa, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho e tantos outros cantadores de encantos da nossa terra.

Fazendo um tributo ao ritmo que coleciona uma grande quantidade de prodígios musicais e que revitaliza através dos compassos as nossas raízes, Cilene Tinaut homenageia essa força motriz “O Samba”.

O projeto Sambas que marcaram épocas, traz na sua linha de raciocínio um quesito muito observado por todos pesquisadores do ritmo.

O Samba, que tem o retrato de uma união de toques, que foram desenvolvidos desde dos nossos ancestrais para motivar as danças feitas em aquecimento para lutas, caça e outros movimentos que exigiam condicionamento físico.

O ritmo ganhou graciosidade com os movimentos e os compassos harmônicos que se desenvolveram como condutor energético, dividindo assim o ritmo em vários estilos.

O repertório do Sambas que marcaram épocas, faz um desfile de vários sambas que levantam uma bandeira para cada estilo.

Com os clássicos desenvolvidos desde Noel Rosa, Ataulfo Alves, chegando a Roque Ferreira, Ederaldo Gentil, Roberto Mendes, Zeca Pagodinho , Alcione e outros. A variedade do repertório obedece a ordem crescente dos estilos de samba com as suas cadências próprias.






Cilene Tinaut, soteropolitana, com uma longa trajetória com a música, começa sua carreira ainda na infância, cursando 12 anos de conservatório de música e tornando-se instrumentista atuando em concertos em diversos lugares. Durante a caminhada descobriu um enorme prazer em cantar quando identificou que assim teria disponível duas linguagens acopladas num só movimento para se comunicar com as almas dos ouvintes. Tendo como referência a música Negra Americana, iniciou uma pesquisa sobre a origem do blues, jazz tornando-se uma apaixonada pelo improviso nas melodias, sem mexer na roupagem dos arranjos originais. Mantendo as claves dos mesmos, o que foi um verdadeiro incentivo para desenvolver um trabalho com sambas.

Comentários