IV FESTIVAL DE LIVROS E AUTORES DA UFBA




Evento literário oferecerá livros com 50% de desconto


O Palacete das Artes, na Graça, recebe no dia 17 de dezembro, das 17 às 22 horas, mais uma edição do Festival de Livros e Autores da Universidade Federal da Bahia. Nesse dia, todos os livros publicados pela Edufba (Editora da UFBA) serão oferecidos com desconto de até 50%. Além disso, o evento contará com 18 lançamentos de novos títulos. A entrada é gratuita. 

Já tradição nesta época do ano, o Festival de Livros e Autores da UFBA propicia à população de Salvador a oportunidade de presentear livros de qualidade nas festas natalinas.  A iniciativa visa ainda promover o diálogo entre os diversos campos do conhecimento produzidos na universidade, facilitando o acesso da comunidade à produção acadêmica.

Entre os lançamentos, destaque para os livros Educados nas letras e guardados nos bons costumes, de Lais Viena de Souza, que explora a história do Seminário de Belém, um povoado do município de Cachoeira, Recôncavo baiano, criado no século XVII, e do seu fundador, o jesuíta Alexandre de Gusmão; e Arte e cidades: imagens, discursos e representações, de Selma Passos Cardoso, Eloísa Petti Pinheiro e Elyane Lins Corrêa, que aborda o diálogo entre a arte e a cidade, discutindo as performances da arte nos espaços urbanos, com especial enfoque na arquitetura e no paisagismo. 
Confira alguns dos títulos que serão lançados no festival:
Arte e cidades: imagens, discursos e representações, de Selma Passos Cardoso, Eloísa Petti Pinheiro e Elyane Lins Corrêa (Org.)
A arte vive em constante transformação, assim como as cidades. O diálogo entre a arte e a cidade, portanto, é mutável e intenso. Nesta coletânea, são discutidas as performances da arte nos espaços urbanos, com especial enfoque na arquitetura e no paisagismo. Dentro desta perspectiva, as abordagens são amplas: nos artigos presentes no livro, são refletidos temas como as esculturas no espaço urbano de Salvador, as imagens de São Paulo na poesia de Mário de Andrade e a representação que se faz da cidade de Santiago, capital chilena, na literatura. Preço: R$ 20
Oscilações Elétricas, Onda Eletromagnética, Óptica Física e Física Moderna, de Newton B. de Oliveira
O livro aborda uma introdução sintetizada de conceitos básicos e necessários aos estudantes dos cursos de física, química e engenharias de modo geral, a exemplo das oscilações eletromagnéticas em circuitos simples formados por resistores capacitores. Os tópicos são apresentados de maneira direta e objetiva enfatizando situações e aplicabilidade ao mundo real. Preço: R$ 12,50
Eletromagnetismo clássico essencial, de Newton Barros de Oliveira
Trata-se de um texto introdutório onde são apresentados os conceitos básicos e o desenvolvimento matemático necessário para a análise e compreensão do fenômeno eletromagnético. O conteúdo é suficiente para um curso de dois semestres de 90 horas e exige um conhecimento prévio de eletricidade, magnetismo, cálculo integral e equações diferenciais.


Aos cuidados de PauloCoelho.com, de Saynoara Amaral de Oliveira
O livro apresenta uma análise para quem deseja apreciar as estratégias utilizadas por produtores da literatura brasileira atual para adequar-se às demandas contemporâneas de lidar/interagir com os formatos propostos pela mídia. Tomando como uma das bases teóricas de análise a estética da recepção, a autora lança seu olhar crítico sobre posts de leitores comuns em blogs do escritor Paulo Coelho.

De que se queixa o adolescente hoje, de Eliane Maria Vasconcelos do Nascimento e Rita de Cássia Fagundes Gonzales
Dentre todas as fases do desenvolvimento humano, talvez a mais intrigante de todas seja a adolescência. É nela em que o sujeito experimenta estratégias que o tornarão autônomo, o que gera um período de crise e turbulência. É a respeito deste tema que as autoras discorrem, ao longo de seis artigos, usando conceitos extraídos da psicanálise.

Análise das redes sociais, de Antonio Virgílio B. Bastos, Helder Pontes Regis, Elisabeth Loiola (Org.)
O livro aborda estudos sobre organizações, comportamento organizacional e inter organizações, por meio das lentes da Análise das Redes Sociais (ARS). Busca abranger a ARS mais do que um método de análise, pois parte da perspectiva de que pode e deve ser aplicada no estudo das estruturas sociais organizacionais e em sua aplicação gerencial.

A construção do acontecimento histórico, de Lidiane Santos de Lima Pinheiro
O título aborda o tratamento que o jornal O Estado de S. Paulo conferiu à Guerra de Canudos, conflito ocorrido no norte da Bahia, nos últimos anos do século XIX. A autora usa documentos históricos do periódico, que à época do acontecimento enviou seu próprio correspondente, o jornalista Euclides da Cunha, à região, analisando a abordagem feita por ele durante o conflito e posteriormente nas datas comemorativas, além da abordagem contemporânea. 

Da Avenida Cerqueira Lima ao Beco dos Artistas, de Andressa de Freitas Ribeiro
Localizado no Garcia, tradicional bairro da capital baiana, o Beco dos Artistas é marcado por desde os anos 1970 abrigar artistas e intelectuais soteropolistanos, sendo celebrado como um lugar de diversidade étnica, identitária, de gênero e sexual. Neste título, a autora dá espaço às múltiplas vozes que habitaram o espaço, apresentando depoimentos de pessoas que desempenharam papéis especiais nos bares do Beco. 


Serviço:

Festival de Livros e Autores da EDUFBA 
Data: 17 de dezembro
Horário: 17h às 22h
Local: Palacete das Artes, Graça
Entrada franca

Assessoria de Imprensa
Companhia de Comunicação
Tels: 32475851/88921119 (Antonio Moreno)







Comentários