NOVOS FONES DE OUVIDOS ESTIMULAM SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR






Dispositivo tecnológico libera sinais elétricos que aumentam os níveis de dopamina no cérebro




Uma boa música é suficiente para estimular seu cérebro e aumentar sua sensação de prazer e bem-estar. A Nervana, uma empresa tecnológica americana, lançará no próximo mês fones de ouvido que prometem melhorar ainda mais sua experiência musical, potencializando o boom de dopamina no cérebro.

A nova tecnologia vem com um dispositivo que libera pequenos sinais elétricos no canal auditivo. Os choques estimulam o nervo vago, um dos responsáveis pelo controle dos níveis de dopamina - e é esse o neurotransmissor envolvido nos centros de recompensa e prazer do cérebro.

Segundo a empresa, esses sinais elétricos não são aleatórios. Eles seguem o ritmo da música tocada no momento. Imagine uma descarga extra de prazer a cada batida mais forte.


Nenhuma pesquisa com revisão por pares ainda foi publicada a respeito do dispositivo. Mas jornalistas americanos que testaram os novos fones, como Amanda Gutterman, do Slant News, descrevem a experiência como ?tão intensa que causa até dúvida se o prazer é mesmo causado  pelo dispositivo?.

Com lançamento previsto para o começo de março no exterior, os fones de ouvido devem custar 300 dólares.


Comentários