UM EVENTO PRA FICAR NA MEMÓRIA - LANÇAMENTO DA ANTOLOGIA MEMÓRIAS





Inolvidável? Sim! E por que não? Talvez esse seja o adjetivo perfeito quando se logra mencionar o surpreendente evento realizado pela escritora, poeta e jornalista Lucymar Soares, a queridíssima Cymar Gaivota, no dia 09/12  na Sala de Artes do Museu Geológico da Bahia.




Uma noite pra ficar nos anais da literatura independente da Bahia e porque não do Brasil, a aligeira Gaivota alçou mais um voo que vem de forma incontestável demonstrar a confiança depositada no seu trabalho e consagrar sua dedicação em prol da literatura. O evento marcou o lançamento da Antologia “Memórias”, idealizado pela escritora que reúne também novos autores e outros já renomados na literatura independente, como é o caso dos Escritores e Jornalistas Carlos Souza e Valdeck Almeida de Jesus.

Com a simplicidade que lhe é peculiar, Cymar Gaivota fez questão de recepcionar pessoalmente os autores e convidados, que vieram prestigiar o seu lançamento, ou melhor, dizendo, a sua belíssima festa. 


E como toda festa que se preza é regada à boa música, a abertura do evento foi marcada pela apresentação da presidente da Confraria da Boa Música cantora Cilene Tinaut que interpretou entre outras a canção “Resposta ao Tempo” de Aldir Blanc, interpretada por Nana Caymmi. 



Mas não parou por aí, pois o encontro literário e festivo estava só começando. O evento contou com a brilhante apresentação de Rosália Bagdeve que interpretou “Infinito Particular” de Marisa Monte e “Força Estranha” de Roberto Carlos formando com a plateia um harmonioso coral. 




Para finalizar o momento musical, a participação especial foi de Antônio Abreu que emprestou a sua vetusta e solene voz para clássico “Carinhoso” de Pixinguinha.



Saindo um pouco da musicalidade, a festa também teve o seu momento poesia, assinado pela atriz e poetisa Simone Portugal, que puxando para o lado da dramaturgia, encenou alguns poemas autorais e convidou o público para uma reflexão a cerca do papel de cada um nesse nessa imensa trama chamada vida.


Como em festa literária o livro é o principal protagonista, a noite foi toda dele. Com todas as pompas não mais que merecidas, a antologia teve direito até ao seu próprio Trailer book, idealizado produzido e pela própria Cymar. Como já foi dito, a aludida obra literária contou com a participação de vários autores dentre os quais Adriana Pereira, Almira Reuter, Andrea Reuter, Antônio Carlos Abreu, Antônio Francisco Candido, Audelina Macieira, Carlos Souza Yeshua, Celeste Farias, Cilene Tinaut, Cristiano Sousa, Dudu Cerqueira, Edna Reis, Edneia Andrade, Ewerton Matos, Fábio Haendel, Hermes da Silveira, Jeová Vieira, João Batista, João Carlos Gama, Jucilene Dias, Katty Oliveira, Leandro Flores, Lene Muniz, Lígia Benigno, Lúcia Linhares, Luciano Dorea, Maridásio Martins, Milena Oliveira, Nádia Ventura, Rafaela Barreto, Ronaldo Magalhães, Rosana Paulo, Salete Lieven, Sandra Stabile, Sérgio Guerra, Simone Portugal, Slleyk da Bahia, Sueli Lopo, Suely Saba, Thaiz Guedes, Tina Tude e Valdeck Almeida.

Solenidade bem sucedida e agradecimentos oportunos. Foi assim que a anfitriã encerrou o momento formal do evento. A escritora não poupou elogios e agradecimentos citando cada uma das pessoas que de alguma forma participaram para a edição e lançamento do livro, que culminou num encontro literário. Ainda no local e sabendo do dever cumprido, a jornalista conferiu a cada autor e a cada colaborador um certificado de reconhecimento à sua importante e valorosa contribuição.

Mas será que noite de lançamentos é também noite de autógrafos? É sim! E isso também não faltou. Em um espaço reservado logo na entrada da Sala de Artes, os convidados puderam adquirir os seus exemplares da antologia com direito a fotos e autógrafos dos autores.

Festa de arromba! E pra fechar noite com chave de ouro, como não podia ser diferente, a farra teve aquele típico coquetel acompanhado de música, só que dessa vez ao som da Banda Attemporais, com uma canja providencial da cantora faceira Rita Soll.




Um brinde às histórias, às memórias, aos autores! Fica no ar um gostinho de saudade. Saudade do que passou e marcou... Saudade do que ainda está por vir. E virá... E no que depender de Gaivota, pode esperar que esse filme que ficou na memória promete ter remake e final feliz. Aguardem as cenas dos próximos capítulos...




Cilene Tinaut/Lucymar Soares




Simone Portugal 












Antonio Carlos Abreu 


Rosalia Bagdêve/Down Morelor



Shalin Way/Tavis Magalhães /Banda Attemporais 



Lena Filha/Lucymar Soares

Priscila Soares/Lucymar Soares






Resenha de: Pinho Sannasc


Comentários