THAIZ GUEDES - A FORÇA DA MULHER




Desde criança ouvimos que a mulher (Eva) foi criada da costela de Adão, ou seja, a mulher por ter sido criada por uma parte do homem significava que ela não teria tanto valor, pois teria que ser submissa ao homem pelo resto da vida e que consequentemente mesmo com o passar dos anos; ainda nos deparamos com essa cultura que denominamos o chamado “machismo”.

Mas, se naquela época tivéssemos olhado essa lenda de uma forma mais coerente, notaríamos que a costela na estrutura óssea do esqueleto humano tem como principal função proteger os principais órgãos internos, na qual o homem deveria ter mais respeito pela mulher, afinal ela como costela, seria fundamental para mantê-lo vivo nas batalhas da vida. Portanto, um depende do outro para sua sobrevivência, seja como órgãos internos ou como costelas, pois cada um tem papeis diferentes a cumprir e que acima de tudo precisam ser respeitados com bom senso e coerência.

No entanto como a cultura machista está enraizada tanto nos homens e em algumas mulheres, pois essas ainda não descobriram a força que tem, estamos numa guerra dos sexos sem limites, sem moral e sem ética, por que o respeito que deveria ser mutuo está dando lugar a crimes e violências.

A mulher que durante muitos anos foram consideradas como “sexo frágil”, hoje algumas já sabem que na verdade elas sempre foram o “sexo forte”, lembra da costela (proteção), sempre foi o seu papel proteger o lar, os filhos, o homem, a família, desde as histórias antigas em que os homens saiam em batalhas e elas ficavam sozinhas para prover a casa e se defenderem de invasores. Porém, esses valores nunca foram reconhecidos como a mulher merece, os tratamentos oferecidos sempre foram com escárnios e submissão, por isso a mulher de hoje procura dentro de si e na sociedade o valor perdido e o valor a ser encontrado. 


Thaiz Guedes Pereira, conhecida nas redes sócias como Thaiz Smile, natural de Salvador – Ba. Escritora e poetisa. Participei em algumas publicações de textos e poesias, como na Antologia do Livro “Carta ao Presidente – Brasileiros em busca de cidadania” e “Poesia sem Fronteiras”, “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus -2013”, “Cogito Antologia Poética – 2013”, além de participar com poesias em algumas revistas eletrônicas como Portal BVEC, Portal CEN (Lisboa) , “Simões Filho em Foco” e “Blog da Gaivota”, assim como tenho um blog http://atitude-smile.blogspot.com.br/ onde exponho minhas poesias e textos. 

Comentários