UNIÃO BAIANA DE ESCRITORES APOIA LIVRO LANÇADO NO SALÃO DE GENEBRA EM 2015


Roberto Leal, presidente da União Baiana de Escritores - Ubesc

O Prêmio Galinha Pulando será lançado no Salão do Livro de Genebra, que acontece de 29 de abril a 03 de maio de 2015, no estande Varal do Brasil.

O concurso começou em 2005, patrocinado pelo seu organizador Valdeck Almeida de Jesus e tem apoio da União Baiana de Escritores - Ubesc, desde a criação da entidade, em agosto de 2013, em substituição ao núcleo da União Brasileira de Escritores.


Valdeck Almeida, jornalista e organizador do concurso literário é membro das duas entidades e diretor da Ubesc. "A União Baiana de Escritores fortaleceu a atuação dos escritores baianos, que têm em Roberto Leal, presidente da agremiação, um batalhador incansável da literatura do Estado da Bahia, levando autores e suas obras para outras fronteiras, num trabalho muito importante de difusão e intercâmbio com os países africanos", diz Valdeck. Por outro lado, Valdeck Almeida de Jesus também faz parte desse trabalho de expansão e divulgação de artistas da palavra, carregando consigo poetas para eventos como o de Genebra. E esse trabalho feito a várias mãos engrandece a produção e reconhecimento de todos os envolvidos.



Prêmio Galinha Pulando
Até 2009 cada poeta selecionado recebia um livro de graça. A partir daí, ficou muito caro para Valdeck bancar tudo sozinho. Agora em 2014 veio a ideia de pedir ajuda aos autores e a quem pudesse colaborar comprando antecipado exemplares da antologia poética. Quem participou tem direito a livros e brindes. O apoio principal foi dos escritores Luiz Menezes de Miranda, Janete Serralvo, Rosália Meires Silva, Jânia Maria Souza da Silva e Henrique César Costa Cabral que, através de uma campanha divulgada no site Kickante, contribuíram para tornar realidade mais uma edição do prêmio literário. Sem essa ajuda o sonho talvez não se concretizasse.

Desde a primeira edição o concurso vem atraindo pessoas de todos os lugares: Brasil, Argentina, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Moçambique, França, Inglaterra, China, Japão, Suécia, Suíça, Costa Rica, Romênia, Angola, Itália, Sérvia, Austrália, Canadá e Camarões. Já são mais de 1800 exemplares publicados com 1617 poetas de todas as idades, iniciantes e veteranos, que concorrem em pé de igualdade e têm seus nomes ventilados pelo mundo lusófono, fortalecendo os laços poéticos, culturais e linguísticos entre os países de língua portuguesa e valorizando a criação literária de todos.




Ganhadores da edição 2014:

1º Colocado - Menor abandonado (Aderson Ulrico de Oliveira)
2° Colocado - Eu, apenas um andarilho Galdy Galdino (Romildo Galdino dos Santos)
3º Colocado - Magnólias (André Ribeiro)
4º Colocado - Faxina no  céu (Antônio Sérgio de Sena Vaz)
5º Colocado - Vela Areinho (Diogo Cantante)
6º Colocado - Nossa Gramática (Heberton Batista)
7º Colocado - Paradoxo (Jorge Ricardo Dias)
8º Colocado - Meu olhar passarinho (Mateus Silva de Araújo)
9º Colocado - E ainda não sei andar de bicicleta (Osmar de Jesus Santos) 
10º Colocado - Uma calçada em Pequim (Nathan Sousa)

Convidados Especiais: Carol Xavier (Sarau da Onça) e Ndje Man Dieudonné François (República dos Camarões).

Confira aqui a lista completa de todos os participantes do livro:



Saiba mais aqui:


Comentários