ENTREVISTA COM RICARDO FERREIRA NA CNT - ESCRITOR LANÇARÁ LIVRO NA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS




O escritor Ricardo Ferreira estará  dia 16.07 às 00:30h na TV CNT (Canal 18 - aberto) para mais uma entrevista de divulgação do evento de lançamento dos seus dois livros: “O Grande Banquete – Viagens À Nossa Volta” e “O Grande Banquete – A Transformação e o Templo”.  O lançamento será na Academia de Letras de Ilhéus, contará com a presença dos acadêmicos e convidados, acontecerá dia 7 de Agosto Sexta Feira, a partir das 18:30hs na sede da Academia, na Rua Antônio Lavigne de Lemos - nº 39, Centro Histórico de Ilhéus.

Ricardo lançou recentemente, em Salvador o seu segundo livro: “O Grande Banquete – Viagens À Nossa Volta” e está com uma agenda cheia para novos lançamentos deste e o do seu primeiro livro: “O Grande Banquete – A Transformação e o Templo” em outras cidades do Brasil e exterior.

A Academia de Letras de Ilhéus convida para o lançamento dos dois livros do escritor português, Ricardo Ferreira, “O Grande Banquete – A Transformação e o Templo” e “O Grande Banquete – Viagens À Nossa Volta”. O evento que contará com a presença dos acadêmicos e convidados, acontecerá dia 7 de Agosto Sexta Feira, a partir das 18:30hs na sede da Academia, na Rua Antônio Lavigne de Lemos - nº 39, Centro Histórico de Ilhéus.


O  autor fará palestra sobre a importância de Jorge Amado para a afirmação da cultura baiana fora do Brasil, além de temas como lusofonia e relação entre Bahia, Portugal e Angola. Também fazem parte da programação um pocket show, com coquetel e sessão de autógrafos.

O primeiro livro "O Grande Banquete, a transformação e o templo" foi lançado em 2013 em Salvador e algumas capitais brasileiras. O segundo livro "O Grande Banquete, viagens à nossa volta" foi lançado também em Salvador em 2015 e vem cumprindo uma agenda de lançamentos em outras cidades do país, além de Angola e Portugal. As obras unem três continentes através das experiências e impressões do autor. Existe um pouco de ficção e muito de realidade, onde a língua portuguesa é o fio condutor.



Autor

Ricardo Ferreira nasceu no sul de Angola na Província de Benguela no ano de 1966, devido a descolonização ultramarina e a consequente guerra civil, a família embarca para Portugal Lisboa em 1975. Ricardo cresce e forma-se na cidade do fado entre as mudanças de um novo Portugal de uma democracia que se implementava.



No ano de 1994, vem pela primeira vez de férias para a Bahia e começa a sentir os cheiros, tons e sabores, que mais tarde o trariam intuitivamente para a primeira capital do Brasil. Aqui ele sente o cheiro da terra vermelha que lembra a sua Benguela de infância.

A sua atividade profissional sempre esteve muito ligada a estreitar relações políticas e diplomáticas entre os países Lusófonos, principalmente Angola, Portugal e Brasil.

Defensor da lusofonia e por conta dessa dedicação e acuidade, ele tem conseguido o apoio e o aval de pessoas importantes do cenário político e artístico desses três países-irmãos e donos de legados fundamentais na construção do processo de irmandade e no fortalecimento do elo que nos une e que ele próprio representa.

Nascido em Angola, educado em Portugal e vivendo no Brasil, Ricardo não consegue distinguir as suas origens, carregando consigo uma miscigenação sem fronteiras capaz de enxergar as culturas sem preconceito. Para ele, esses três países formam uma unidade que tanto o acolhe.






Cobertura do Blog da Gaivota no lançamento do livro: “O Grande Banquete – Viagens À Nossa Volta”  





Lanaçmento na Bienal do Livro - Salvador/BA:




Aconteceu - “ O  Grande Banquete –  A Transformação e o Templo” - livraria cultura do salvador shopping. 







Comentários