GRUPO BOTEQUIM CANTA A HISTÓRIA DO SAMBA DA BAHIA NA CAIXA CULTURAL SALVADOR


Projeto exibe documentário de Jony Torres sobre o samba da Bahia e integra a programação do espaço do mês da consciência negra

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 17 a 20 de novembro (quinta-feira a domingo), o espetáculo “Cantando Uma História do Samba na Bahia”, em que o Grupo Botequim executa composições feitas nos últimos 100 anos por sambistas da Bahia. Os shows acontecerão de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h.

Nas apresentações, o Grupo Botequim traça o caminho que o samba percorreu até hoje na Bahia, desfilando um repertório selecionado junto com sambistas, pesquisadores e outros artistas locais. Absolutamente inédito, o espetáculo tem o samba, gênero de matriz negra fundamental na formação da sociedade, como protagonista da história.

Os ingressos serão vendidos a preços populares, a partir das 9h da quinta-feira (17), para todas as apresentações, na bilheteria da própria CAIXA Cultural Salvador, na Rua Carlos Gomes, 57, Centro.

Samba de raiz da Bahia:

“Cantando Uma História do Samba na Bahia” apresenta um panorama de 100 anos de composições baianas, através de arranjos musicais que se aproximam ao máximo da versão do autor, respeitando a originalidade de cada canção. Durante as apresentações, os integrantes do Botequim farão pequenas pausas em que apresentarão à platéia um breve histórico das canções executadas.

O Grupo Botequim foi fundado por músicos com vivência  no  universo  do samba em Salvador-BA, e, em dez anos de existência, carrega a bandeira do samba tradicional, destacando-se na cena musical da cidade. Por onde passa, atrai grande público, seja em rodas de samba, shows, homenagens, participações ou produções independentes. O Grupo Botequim, que já se apresentou em países como Portugal, Alemanha e França, receberá, nos shows da CAIXA Cultural, grandes nomes do samba da Bahia como convidados.

Integram o Grupo Botequim, Roberto Ribeiro (cavaquinho), Pedrão (violão 6 cordas), Gabriel Marques (violão 7 cordas), Tito Fukunaga (flauta), Everton Marco (percussão) e Natan Maurício (percussão).

Documentário aborda desenvolvimento do samba baiano:

Antes do show do Botequim, o público assistirá ao documentário média metragem do jornalista Jony Torres, que trata do processo de escolha do repertório e da importância das músicas selecionadas, mas que aborda principalmente o desenvolvimento do samba na Bahia.
O documentário traz depoimentos de nomes como Nelson Rufino, Riachão, Edil Pacheco, Walmir Lima, Roberto Mendes, Mariene de Castro e do etnomusicólogo Perfilino Neto. O jornalista construiu a narrativa do vídeo contando os caminhos percorridos por este gênero musical tão ligado à formação multicultural da sociedade brasileira e baiana, que evoluiu das cantigas de trabalho para os cenários urbanos, conquistando todos os espaços.

Informações e entrevistas:
Doris Pinheiro – 71 98896-5016 –dp.assessoriacomunicacao@gmail.com




Serviço:
Música: “Cantando Uma História do Samba na Bahia”– com Grupo Botequim
Período: 17 a 20 de novembro de 2016
Horário: de quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: livre
Conveniência: estacionamento gratuito ao lado 
Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Salvador (BA)
(71) 3421-4200
www.caixa.gov.br/agenciacaixadenoticias | @imprensaCAIXA
http://www.facebook.com/caixaculturalsalvador




Comentários