POETAS BAIANOS EM FESTIVAL DE POESIA NA COLÔMBIA


O XX Festival Internacional de Poesia acontece de 01 a 05 de dezembro de 2016, em Cartagena das Índias, Colômbia, e tem como convidados três poetas baianos. Douglas de Almeida, Semírames Sé e Valdeck Almeida de Jesus. 






Na programação constam recitais, oficinas de poesia, conferências, apresentações poéticas, leituras, lançamentos de livros e outras atividades, em espaços públicos, praças, bibliotecas, universidades empresas, comunidades locais, cárceres, escolas e, também, no Instituto de Patrimônio e Cultura de Cartagena e o Centro de Cooperação Espanhola. 

Os três escritores da Bahia pretendem participar ativamente de toda a programação e já prometem fazer lançamentos e exposições em conjuntos de seus livros e agitar a cena cultural da cidade, além de participar ativamente da programação cultural do encontro:





01.12.2016 - Quinta-feira
18hs - Abertura do Festival
Teatro Adolfo Mejía

02.12.2016 - Sexta-feira
09hs - Visita à prisão de mulheres
16hs - Leitura para anjos - Do útero e da mama entre poemas, poetas e livros e muchiquillos (projeto de estímulo IPCC)
Biblioteca Bartolomeu Careca

03.12.2016 - Sábado
08hs - Recital e concerto musical muchiquillos
Escola de Música e Comfenalco, Cidadela Escolar Confenalco, Zaragorilla
18hs  - Parque Espírito do Mangue (partida e chegada)

04.12.2016 - Domingo
10hs - Parque da Marinha
Yoga ao parque e poetas ao parque e cantos e mantras

05.12.2016 - Segunda-feira
Celebração dos 21 anos da Oficina de Poesia Semente e visita a bibliotecas do município e do estado.

Convidados


Douglas de Almeida – natural de Itabuna/BA. Em maio de 1980 teve início a trajetória artístico-político-cultural, quando estudante de Letras na UFBA, organiza o I Encontro Nacional de Estudantes de Letras e publica seus poemas na revista “Repúbrica das Banana”. Publicou "Não sei se sou" (poemas, editora Mondrongo, 2015) e organizou "Movimento Poetas na Praça - entre a transgressão e a tradição" (Selo Castro Alves, Câmara Municipal de Salvador), com poemas seus, Agenor Campos, Ametista Nunes, Antônio Short, Araripe Junior, Geraldo Maia, Gilberto Costa, Semírames Sé, Walter Cézar, Zeca de Magalhães e outros.



Semírames Sé – poetisa, declamadora e performer, participa do Coletivo Poesia Além das Sete Praças, com Marcos Peralta e outros artistas da palavra. Publicou na revista "Tá tudo aí" (1980), lançou o livro "Encontros" (1986) e "MetaPoemas e outros temas" (2015).




Valdeck Almeida de Jesus – poeta, escritor, jornalista e ativista cultural, com mais de vinte livros publicados e participação de cerca de 150 antologias. Membro-fundador do Projeto Fala Escritor e da União Baiana de Escritores – UBESC. Tem obras traduzidas para o inglês, espanhol, italiano, holandês e alemão.

Em edições anteriores, já estiveram no festival João Vanderlei de Moraes Filho, Geraldo Maia, Damário Dacruz, Wladimir Cazé, Wesley Correa e Antônio Barreto, dentre outros.

Promovido pela Corporação Festival Internacional de Poesia, o encontro tem o poeta Martín Salas Avila como organizador e principal divulgador do evento, que vai reunir poetas e artistas da palavra de várias partes do mundo e da América Latina e Caribe. O Festival acontece desde 1997, no mês de dezembro de cada ano, em Cartagena das Índias, cidade que abraça e promove encontros literários e culturais que a torna famosa pelas suas atividades, que já se expande por outras cidades como Arjona, Turbaco, Turbaná, Sincelejo, Palenque de San Basilio, Montería, Lorica, Chinú e Cereté.

Serviço
O quê: XX Festival Internacional de Poesia de Cartagena
Quando: 01 a 05.12.2016
Onde: Cartagena das Índias, Colômbia
Quando: Grátis

Comentários