PROFESSORA CARIOCA LANÇA EDITORA DE LITERATURA INFANTOJUVENIL

Uma nova editora estreia no mercado brasileiro no início de novembro. Trata-se da Lago de Histórias, fundada pela educadora carioca Helena Lima, professora do ensino fundamental do Colégio Santo Inácio, localizado no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ).

Com 20 anos de carreira como professora, Helena também será editora e a primeira autora publicada pelo selo.

São dela as quatro obras que serão lançadas no evento de apresentação da editora, em 06 de novembro, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon: “Bia Sem Pressa” (com ilustrações de Thais Linhares e apresentação de Márcio Vassallo), “Os Medos da Bel” (ilustrações de Taline Schubach e apresentação de Angela Leite de Souza), “Mais Felizes do que Sempre” (ilustrações de Anabella Lopez) e “Soldado” (ilustrações de Thiago Baltar e quarta capa de Roseana Murray).

Segundo Helena Lima, o lançamento de um novo selo editorial, num momento de crise econômica e no mercado editorial, reforça a ideia de que a Lago de Histórias é ‘especializada no impossível’. “Penso que é na adversidade que surgem as grandes oportunidades”, opina. “E empreender também é uma arte, assim como escrever.”

No âmbito literário, o conceito de “especializar-se no impossível” que Helena pretende imprimir à editorairá se basear em dois pilares: edição de obras com acabamento gráfico diferenciado e conteúdo capaz de arrebatar não apenas jovens leitores, mas todo o tipo de público que se interessa pelo universo dos livros. “Existe uma ideia redutora de fragmentar a Literatura, que vê livros ilustrados voltados somente a crianças. Esta separação só empobrece a abrangência dos livros que mais despertam infâncias adormecidas, sonhos adiados, memórias perdidas e comportamentos com urgência de novos olhares”, prossegue a educadora. “Os livros acessíveis a crianças são verdadeiros mísseis atingindo o que há de mais profundo, essencial e autêntico em cada ser humano.”
Na condição de editora da Lago de Histórias, Helena Lima antecipa que novos autores deverão ser publicados a partir do próximo ano, tanto no formato impresso quanto no digital. “Nosso critério de seleção de originais irá se basear em dois elementos: o primeiro será a originalidade na forma de escrever e apresentar o texto; o segundo, a capacidade de arrebatamento do conteúdo. A história terá de me laçar, surpreender e emocionar”, explica ela.

Centro Cultural
Lançamentos à parte, a Lago de Histórias possui outro importante projeto para 2017: a inauguração de um espaço cultural próprio no bairro da Urca.

Para Helena Lima, o principal diferencial do local será a proximidade com leitores, autores e educadores por meio da promoção de eventos literários abertos ao público. “Teremos oficinas de Literatura e Artes, a fim de proporcionar maior contato com os livros e oportunizar atividades de incentivo à produção escrita; contação de histórias e atividades artísticas, além de lançamentos das futuras obras do selo”, antecipa aeditora.
O espaço cultural da Lago de Histórias na Urca também terá janelas na grade de programação, para a realização de projetos sociais que beneficiem crianças da rede pública de ensino da região.

SERVIÇO
Apresentação da Editora Lago de Histórias e lançamento dos livros “Bia Sem Pressa”, “Os Medos da Bel”, “Mais Felizes do que Sempre” e “Soldado”
QUANDO: 06/11/2016 (DOM)
ONDE: Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Loja 205 A)
ENDEREÇO: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon – Rio de Janeiro (RJ)
HORÁRIO: A partir das 16h



Comentários