Quando algum usuário do Facebook não está mais vivo, o que acontece com o perfil da pessoa? Até agora, a página era congelada e transformada em um memorial (o termo oficial usado pela rede é memorialization). Com isso, as postagens feitas por aquele usuário são preservadas e os amigos podem continuar entrando no perfil para relembrar os bons momentos. A partir de hoje, os usuários americanos da rede poderão selecionar uma pessoa que poderá gerenciar o memorial de algum amigo que faleceu, em outras palavras, será um “herdeiro digital” da conta.
A nova função, chamada de Legacy Contact, foi divulgada nesta quinta-feira (12). O herdeiro pode fazer novas postagens no mural do amigo, aceitar solicitações de amizade e modificar as fotos do perfil e de capa do usuário falecido. Além disso, caso o usuário dê essa permissão previamente, o herdeiro virtual poderá fazer o download de fotos e postagens antigas, mas mensagens privadas permanecerão em segredo.
O perfil de uma pessoa se torna memorial depois que amigos e familiares fazem o pedido oficial para o portal. Apenas um único amigo ou amiga pode ser escolhido para ser “herdeiro virtual” e não pode passar adiante a responsabilidade. Para escolher o ‘legacy contact’ basta que o usuário acesse as configurações de página do perfil na rede social, entrar no menu “security” e “legacy contact”. Por enquanto a opção só está disponível nos Estados Unidos, mas a página oficial garante que há intenção de expandir a ferramenta para outros países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".