MUSEU CURTO: LITERATURA - CRIANÇAS E JOVENS ESCRITORES FAZEM MEDIAÇÃO NO MAB

Crianças e jovens escritores fazem Mediação no MAB
Filhos de pescadores e marisqueiras apresentam livro no domingo, 27.9, dia de celebração dos ibejis. Público também confere saraus das periferias

Domingo, dia 27 de setembro, é dia de curtir literatura em Mediação no Museu de Arte da Bahia (MAB). Das 14h às 18h escritores de várias idades vão fazer contato com o público, apresentando conteúdos relacionados às suas produções. Filhos de pescadores e marisqueiras de Madre Deus são os autores de publicação da Madre Livros, que será apresentado ao público no dia em que serão celebrados os ibejis, ou, no sincretismo, os jovens gêmeos São Cosme e Damião. Já o Encontro de Saraus reúne autores das periferias de Salvador, com sua poesia baseada em questões sociais.

A programação gratuita do #MusEuCurtoLiteratura integra o projeto #MusEuCurtoArte, de dinamização artística de museus, realizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB e pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC, unidades da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). “A proposta do #MusEuCurtoLiteratura é criar diálogos, tanto entre os diversos campos dentro da literatura, que vão desde o texto escrito, passando pela oralidade e características visuais, estendendo este diálogo entre artistas e público, aproximando-os”, considera Karina Rabinovitz, coordenadora de Literatura da FUNCEB. 


Programação

A edição do dia 27.9 é a segunda da série iniciada no dia 13.9. Das 14h às 16h o programa do próximo domingo será aberto com o Projeto Madre Livros, lançando O Sirizinho Aventureiro, escrito por sete crianças, filhos de pescadores e/ou marisqueiras do município baiano de Madre de Deus, durante as oficinas do Projeto Madre Livros, contemplado no Edital Setorial de Literatura da FUNCEB - 2012/2013. Os sete autores mirins virão de Madre de Deus, especialmente para a atividade, neste Dia de Cosme e Damião, que contará com leitura do livro e exposição das ilustrações.
O Encontro de Saraus ganha nova edição na mediação, das 16h às 18h, nesta data reunindo membros do Sarau da Onça (Sussuarana), Sarau do Jaca (Cajazeiras) e Sarau Enegrecencia (Baixa dos Sapateiros).

#MUSEUCURTOARTE – O projeto utiliza equipamentos públicos para abrigar programação relacionada às linguagens artísticas. Em julho, o Museu de Arte da Bahia acolheu ações voltadas para dança, primeira linguagem da sequência do projeto. Serão mais doze domingos da programação, com cada linguagem coordenada pela FUNCEB – música teatro, literatura, audiovisual, circo e artes visuais -, ocupando, cada uma, dois domingos do cronograma. Uma equipe com mais de 20 técnicos estaduais da Funceb e do Ipac idealiza a programação, atendendo à demanda de ocupação de espaços públicos por parte de público e realizadores. Além de eventos, a proposta é disponibilizar espaço para ensaio de grupos cênicos. 
O aumento do diálogo com a sociedade e a dinamização artística de equipamentos públicos tem como objetivo incentivar o maior uso e sentimento de pertencimento da população para com esses equipamentos.


PROGRAMAÇÃO

Dia 27/9 
14h às 16h – Projeto Madre Livros. Lançamento do livro “O Sirizinho Aventureiro” - Escrito por sete crianças, filhos de pescadores e/ou marisqueiras do município baiano de Madre de Deus.
16h às 18h – Encontro de Saraus. Sarau da Onça (Sussuarana), Sarau do Jaca (Cajazeiras), Sarau Enegrecencia (Baixa dos Sapateiros)

Serviço:
#MUSEUCURTOARTE/#MuseuCurtoLiteratura
Onde: Museu de Arte da Bahia, Corredor da Vitória, Salvador. 
Quando:  27/9, a partir das 14h
Ingresso: Gratuito


------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB
asc.funceb@gmail.com | (71) 3324-8565
Claudia Pedreira – claudiapedreirajornalismo@gmail.com | (71) 8879-7994
www.fundacaocultural.ba.gov.br
Coordenação de Literatura da FUNCEB
Tel.: (71) 3324-8507

Comentários