LANÇAMENTO DOS LIVROS DO PROJETO LIVRO VIAJANTE





Livros gigantes com suas histórias fantásticas são 
apresentados ao público e começam a viajar pelo Brasil

Três histórias diferentes em três livros gigantes vão ganhar vida e viajar pelo Brasil. Esta é a proposta do projeto Livro Viajante que previu a confecção de livros artesanais em grandes proporções, contendo histórias fantásticas. No dia 02 de agosto, domingo, das 9h30 às 12h30, o público terá a oportunidade de conhecê-los durante o lançamento que acontece no Dique do Tororó. O evento é gratuito e contará com a presença de contadores de histórias e escritores baianos. O público terá a oportunidade de ouvir as histórias e passear pelos livros. Depois, cada livro gigante seguirá o seu roteiro de viagem, fortalecendo uma rede de contadores pelo país.

Durante três meses, uma equipe com costureiras, fotógrafa, jornalista, produtora cultural, contadores de histórias, poetas, educadores, bonequeiros, bordadeiras, ilustradores, artistas plásticos, músico trabalhou intensamente na confecção dos livros. Cada história pediu um processo criativo. E cada processo criativo deu origem a um livro com formato e técnicas artísticas diferenciadas. Para Danielle Andrade, idealizadora do projeto, o processo de criação dos livros já foi, por si só, uma grande viagem: “todos os que participaram foram entrando de verdade nas histórias, fazendo parte, deixando suas marcas e seus olhares”, conta.

Os livros - O livro do Menino Estripulia e a Língua que Fugiu com o Circo – história de Danielle Andrade – lembra um picadeiro com muitas cores e bonecos que se movem. Foi produzido através de oficinas-ateliers, coordenadas pela própria Danielle e pela ilustradora e artista visual Elena Landínez. A história A Princesa do Pé de Jabuticaba, de Rita de Cássia Moser Alcaraz se tranformou em um livro que vem dentro de uma caixa. Cada cena é um tapete com árvores que se movem, com nuvem de chuva que passeia pela cena e bonecas que encontram o seu lugar no cenário. A confecção foi feita através de oficinas conduzidas pelo artista plástico e professor da Escola de Belas Artes da UFBA, Cristiano Piton, pelo artista plástico, poeta e músico Fábio Haendel e pelo grupo cultural Bankoma – comunidade negra, de Portão, Lauro de Freitas(BA). Mestres griôs e crianças participaram do processo. Já a história do paraense Heyder Moura - “Araguaci: o pássaro bonito ou A História de Quando Curumim virou Ararapiranga” – virou um livro com formato de semente de tucumã e suas cenas foram todas bordadas pelas mulheres do Grupo Bordar os Sonhos, de Sussuarana. As oficinas foram coordenadas pela ilustradora baiana Flávia Bomfim.

O projeto - Financiado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA), através do edital setorial de Literatura da FUNCEB, o projeto Livro Viajante prevê a realização de oficinas-ateliers para a confecção dos livros; o lançamento dos livros gigantes e uma série de oficinas de manuseio, para capacitar educadores para utilização dos livros nos espaços de educação formal e não-formal e fortalecimento de uma rede de contadores de histórias pelo Brasil. O lançamento conta, também, com apoio da Fundação Pedro Calmon. Participam do evento, representantes da Secretaria de Educação de Lauro de Freitas, do Ponto de Cultura Bankoma, do Grupo Bordar os Sonhos, de agentes comunitários de leitura de Salvador, representantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), entre outros.

Quem costura essa viagem – Movida pelo desejo de fazer circular histórias fantásticas pelo mundo, Danielle Andrade começou a costurar a ideia do projeto Livro Viajante. Formada em teatro pela Faculdade de Artes do Paraná, Danielle é contadora e inventadora de histórias desde 2006. “O Último Carnaval do Dragão”, “As Aventuras da Fada Crespa”, “A Mini-Princesinha e o Sumiço do Santo Antonio” e “A Menina que Virou Lágrima” estão presentes no repertório do seu espetáculo de contação de histórias.





SERVIÇO

O quê? Lançamento dos livros do Projeto Livro Viajante

Onde? Dique do Tororó (espaço aberto, próximo ao Restaurante Cheiro de Pizza)

Quando?  02 de agosto (domingo), de 9h30 às 12h30

Quanto? Evento gratuito

MAIS INFORMAÇÕES

Bruna Hercog – Assessoria de Imprensa
(71) 8864-1906 / 9947-7330 / bhercog@gmail.com

Lígia Benigno – Produção Executiva
(71) 3018-6062 / 9272-0745 / ligia.benigno.producao@gmail.com


www.projetolivrosviajantes.wordpress.com


 Fotos: Esperança Gadelha


Comentários