OFICINA DE MUITA MÚSICA


Oficina de Muita Música é um curso gratuito de violão realizado na Casa da Música. São dois encontros por semana: segunda-feira das 14h às 16h e quarta-feira das 8h30 às 10h30. A oficina é conduzida pelo músico e escritor Fabio Shiva.

Todos são muito bem-vindos para participar da oficina, onde todos são alunos e professores de todos. O lema do grupo é “vou aprender a ler para ensinar meus camaradas”. “Essa característica da oficina, de cada um compartilhar o que aprendeu com os outros, acaba agilizando muito o processo de aprendizado”, resume Fabio Shiva. “Afinal, a melhor maneira de aprender é ensinar!”

A prática do violão acontece igualmente às segundas e quartas, com o apoio do professor Cigano Rogério. Mas os participantes podem optar também pelas atividades extras, que acontecem paralelamente: a oficina de Teoria Musical com o professor Romildo Pitanga (quarta de 9h30 às 10h30) e a oficina de Orientação Vocal com a professora Rosália Bagdêve (segunda de 16h às 17h). Além disso às segundas acontece ainda o Clube de Xadrez Itapuã (15h às 17h), curso gratuito com o professor Juracy Costa.

As aulas visam desenvolver a prática individual e coletiva. A Oficina de Muita Música! vem acontecendo há mais de quatro anos, com o apoio do Movimento Itapuã Cultural, do Athelier PHNX e da Servdonto. Participam músicos talentosos como: Alejandro Carvalho, Arthur Esdras, Gilvan Scarlat, Joaquim Izaías, Juarez Brandão, Marcelo Paiva e Patrick Sales, entre outros.

No último sábado de cada mês a Oficina de Muita Música! apresenta-se com artistas convidados na Sabadeira Musicada, evento com entrada franca realizado na Casa da Música. Grandes músicos como Amadeu Alves, Duda Spínola e Rubén de Lis (Espanha), as cantoras Fá Ribeiro, Gabriele Victória, Kal Rebello, Lis Braga, Salvadora Lima, Sylvia Patricia e Victoria Rosa, os poetas Adão Cunha e Rubem Garcia, o luthier Paulo Roberto, o saxofonista Pires Piêtra, os percussionistas Allan Corbacho e Paulinho Naieco e os grupos Batrákia, Diáspora, Filarmônica de Cordas, Flor de Lótus, Hemprolika, IV de Marte, Karas e Koroas, Melskishow, Nana de Deus e Os Censurados e Rx Group já abrilhantaram edições do evento.

Durante a Sabadeira Musicada acontece também a linda brincadeira do P.U.L.A. (Passe Um Livro Adiante), com a doação de livros de ficção e não-ficção. “Um livro só existe quando é lido. Se fica esquecido em uma estante, comendo poeira, não é um livro, mas uma triste árvore desperdiçada”, diz Fabio Shiva, um dos idealizadores do projeto. Todos são convidados a doarem seus livros usados e igualmente a se presentearem com os livros ofertados pelos outros!


A próxima Sabadeira Musicada acontece 29 de agosto, a partir das 15h, com entrada franca. Mas antes disso tem show da Oficina de Muita Música! no projeto Terça em Movimento, no Villa Bahiana, dia 18 de agosto às 20h (ingressos a R$ 10 – informações pelo telefone 9959-0802 com Analu Franca).

Fabio Shiva: (71) 3249-8503 / 9655-3387 – fabioshiva@gmail.com


Comentários