VAI SER POSSÍVEL INTERAGIR COM HOLOGRAMAS EM UM FUTURO PRÓXIMO



"Me ajude Obi-Wan Kenobi. Você é a minha única esperança". Quem é fã de Star Wars lembra muito bem dessa frase dita pelo holograma da Princesa Leia noEpisódio IV da série. E se fosse possível tocar e interagir com essas imagens?

Pesquisadores japoneses do Digital Nature Group descobriram uma maneira desse sonho se tornar realidade. Diferentemente do holodeck fictício em Star Trek, que usou campos de força para criar uma sensação de toque, os estudiosos usaram um método diferente. Eles renderizaram gráficos em 3D usando lasers de femtossegundos.

Complicado? Nós explicamos. Um laser de alta intensidade "excita" uma matéria física para emitir luz numa posição arbitrária em 3D. Assim, um holograma pode ser criado e explorado. Por quê? O plasma induzido por um laser de femtossegundo é mais seguro do que o gerado por um laser de nanossegundo.

No vídeo de demonstração do laser, uma pessoa toca (sem se machucar) em um holograma feito de voxels (pontos de luz emitidos pelo plasma quando o foco do laser ioniza o ar). As imagens em 3D estão nos formatos de um coração, uma estrela e até mesmo uma pequena fada.

Todas os hologramas apresentados são essencialmente representações em 3D de imagens em 2D. Ou seja, objetos inanimados em diversos formatos podem ser transformados em hologramas. Ainda não é possível reproduzir imagens em 3D de seres humanos a partir de lasers. Contudo, com essa pesquisa, podemos sonhar com algo parecido no futuro.

O laser do Digital Nature Group será apresentado ao público no evento Siggraph 2015, em agosto deste ano. O holograma pode ser visto no vídeo abaixo (em inglês):


Comentários