PROMETHEUS – A TRAGÉDIA DO FOGO | AMOSTRÃO VILA VERÃO




A Cia Teatro Balagan (SP) apresenta no Amostrão Vila Verão 2013 o espetáculo “Prometheus – a tragédia do fogo” de 18 a 20/01, às 20h, na Sala Principal do Teatro Vila Velha. 




A montagem se estrutura a partir de dois princípios presentes nas narrativas míticas: a multiplicidade de perspectivas e a simultaneidade dos acontecimentos.





O espetáculo, composto de dez cenas que relatam as ações do mito prometéico, é conduzido pelos atores-narradores e pelo coro, que se alternam nas vozes de Prometeu, de seu irmão Epimeteu e de outras figuras-personagens que cruzam o mito – como Pandora, Tífon, Hefesto, Héstia e a Águia.

A encenação de “Prometheus – a tragédia do fogo”, ainda que tenha a palavra como principal meio expressivo, busca paralelos e fricções com outras formas de expressão, como o canto e a dança – mais especificamente as danças dos orixás. Assim, ao lado das narrativas, do espaço cênico, da sonoridade, dos cantos gregos e das danças afro-brasileiras, o espetáculo estabelece um espaço de cruzamento entre mundos que, aparentemente, são apartados – o passado e o presente, o tempo mítico e o tempo cronológico, as mitologias grega e africana, etc. – tentando se aproximar da experiência do mito que, talvez, somente o silêncio pode propiciar.

Desde seu surgimento, em 1999, a Cia Teatro Balagan formou-se como um núcleo de criação que reúne artistas ao redor de uma prática teatral fundada na experimentação. Para nós, os processos criativos têm um caráter pedagógico, pois permitem a formação continuada dos artistas envolvidos e, em uma segunda instância, através do espetáculo, a formação dos espectadores. É no espetáculo que se organiza e para onde convergem as vozes criadoras – dacenografia à atuação, da dramaturgia à iluminação, da produção à direção e ao público – e que, juntas, geram a polifonia da cena.
ciateatrobalagan.com.br

18 a 20/01 | sex e sáb: 20h e dom: 19h
R$ 20 e 10 | Sala Principal



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".