EM SETEMBRO O "PRIMAVERA PARA TOD@S" CELEBRA O MÊS DA LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) promove, a partir do próximo dia 08 de setembro (segunda-feira), a 6ª edição do projeto Primavera para Tod@s, anteriormente chamado de Primavera da Inclusão.  São mostras de filmes seguidas de debate, vivências, bate-papo, exposição fotográfica e apresentações artísticas com o objetivo de celebrar a chegada da estação das flores e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorados no dia 21 de setembro.

Para tanto, serão realizadas diversas ações culturais gratuitas e abertas ao público, de cunho educativo e de valorização da pessoa com deficiência. Nos dias 8 e 10 acontecem as Vivências com alunos de Biblioteconomia da UFBA e Funcionários da Biblioteca, oferecidos pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - SJCDH.

Na terça-feira (9), será exibido o filme "Colegas", de Marcelo Galvão, a partir das 15h, na Sala de Projeção Luiz Orlando (3º andar), seguido de debate sobre a Síndrome de Down, com a Médica Geneticista da SESAB, Consultora do Ministério da Saúde e Assessora Médica do SRTN – APAE Salvador, Helena Pimentel. Já na quinta-feira (11), será exibido o filme "Marcelo Yuka no Caminho das Setas", de Daniela Broitman, seguido do debate sobre os Aspectos Emocionais e Psicológicos de uma Pessoa que se Torna Cadeirante, com o psicólogo Sr. Tiago Mozar Laurene Ferraz de Novaes, também às 15h.

Bate-papo - Na sexta-feira, dia 12 de setembro, é a vez do Grupo de Canto Encantando do Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), abrindo a tarde de atividades. Em seguida, o Bate-Papo inicia com os convidados que vão discorrer sob o tema: "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é - O artista deficiente no dia-a-dia". São eles: Ademilton dos Reis Ferreira - Instrutor de Dança (Down); Cristina Oliveira - Atriz/Ativista (Cega); Ednilson Sacramento - Escritor/Jornalista (Cego); Evangel Vale - Músico (Cego); Ninfa Cunha - Dançarina/Atriz (Cadeirante); que serão mediados pelo ator, escritor e dançarino, Edu O. Ao final, uma intervenção de dança com Ana Luiza Reis e seus alunos do projeto "O Corpo na Educação". 

A partir do dia 16 de setembro, no Foyer da Biblioteca até o dia 30, o projeto "O Corpo na Educação" volta à programação com a abertura de uma exposição fotográfica, que retrata o processo de construção e execução das aulas de dança para pessoas com deficiência, durante os meses de julho e agosto, sob a coordenação de Ana Luiza Reis. Também acontecem dois ensaios abertos da peça Palhaço no Setor Infantojuvenil nos dias 18 e 25 de setembro, às 10h30.

Veja a programação:


Comentários