ID+Moda - O Mundo da Moda invade a Universidade Veiga de Almeida.



1a edição do ID+Moda acontece nos dias 16 e 17 de setembro, de 9h às 19h, no Campus Tijuca, e 18 de setembro, às 10h, na Barra. O evento, articulado por mais de cem alunos de diferentes cursos, conta com Palestras, Workshops, Exposições e Performances.

Acontece nos dias 16 e 17 de setembro, no Campus Tijuca, e 18 de setembro, no Campus Barra, a 1a Edição do ID+Moda (lê-se Identidade? Moda!), da Universidade Veiga de Almeida. O evento cria, pela primeira vez, um espaço generalizado de criação, debate e exposição de trabalhos e pesquisas em Moda, aberto a qualquer interessado de dentro e fora da universidade. Seguindo as perguntas-provocação “A que grupos você pertence”, “Que língua é essa” e “Mostra a sua cara”, o debate sobre Identidade assume diferentes formatos, como: mesas-redondas, oficinas, exposições fotográficas e de criações de vestuário, desfiles e performances de teatro e dança. Na quinta, 18/09, o encerramento do evento ocorrerá no auditório da Barra, às 10h, com a palestra “Identidade, Design e Comportamento Urbano”, ministrada pelo deputado federal Jean Wyllys, mestre em Letras e Línguística.   

Serão, ao todo, quatro mesas-redondas: Design, Moda e Arte: O Papel da Pós-Graduação nas áreas da Economia Criativa (terça, as 10h), Laboratórios e Experiências de Criação: Apresentação do DenimLab – laboratório de jeans da UVA/Barra e O Figurino no Teatro (terça, as 14h), Moda e Cultura Contemporânea - A Pesquisa em Moda na Graduação da UVA (quarta, às 10h) e Mercado de Moda e Design no Rio de Janeiro (quarta, às 14h). Além de reunir os professores da casa, as palestras reúnem convidados como a publicitária Carolyne Gomes (SEBRAE), a jornalista e produtora Maria Doria, a figurinista Daniele Geammal, entre muitos outros.

Ao longo dos dois dias do evento, com atividades ocorrendo de 9h às 19h, no campus Tijuca, exposições permanentes (com fotos, produtos e vídeos) apresentarão etapas distintas do processo de criação de vestuário, exibindo imagens sobre técnicas de fábrico e costura, além de levantar debates sobre comportamento, história e costumes.

Espetáculos de dança, leitura dramática, desfiles e performances também integram a programação. Aberto a toda comunidade, universitária ou não, também serão realizadas as oficinas de customização de roupas (Customize-se)  e a oficina chamada “Vestir também é Divertido”, voltada para crianças.

O Grupo de Pesquisa em Design, Cultura e Comunicação, coordenado pela profa. Dra. Jussilene Santana, faz a produção geral do evento, que reúne mais de 90 alunos de diferentes graduações como: Moda, Gráfico, Interiores, Jornalismo e Engenharia. Se você quer entender um pouco mais do mundo da Moda e de como ele afeta você, fique atento a programação que segue:

Programação Geral - Divulgação

TERÇA, 16 de setembro, TIJUCA
8h - Credenciamento
9h30 - Abertura e Composição das Mesas
10h às 12h – Mesa-redonda “Design, Moda e Arte: O Papel da Pós-Graduação nas áreas da Economia Criativa”: O Espaço da Moda na Economia Criativa, com Ana Carolina Fernandes, MBA em Negócios de Moda na Anhembi Morumbi e docente da pós-graduação Produção de Moda/Styling da UVA; Novos Modelos Criativos de Pós-Graduação, com Katia Maria de Souza, doutora em Artes Visuais pela EBA-UFRJ e docente da Escola de Design,  e Daniele Spada, mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela UVA e docente da Escola de Design.

Mediador: Flávio Bragança
Local: Auditório da UVA.

12h40 Flashmob – As Vitrines Ganham Vida – Looks da designer de Moda Muryel Menezes
Local: Saindo das Vitrines da Vila, passando pela Praça de Alimentação e Bosque até a exposição O Processo Criativo em Moda de A a Z .

14h às 16h – “Laboratórios e Experiências de Criação”: Apresentação do DenimLab –  Laboratório de jeans da UVA/Barra, O Figurino no Teatro, com Daniele Geammal.
Mediador: Caio Figueiredo Edmundo
Local: Auditório da UVA.

17h - Leitura Dramática – Fabiana Mattedi
Local: Capela
18h – Bodys em Movimento, Desfile com material produzido na disciplina de Iana Vyskubenko e Thierry Coutinho.
Local: Capela

QUARTA, 17 de setembro, TIJUCA
9h30 – Performance: “Por Baixo do Pano”.  Desfile de Crinolinas no Bosque: As modelos em ação convocam o público para ir para o Auditório
10h às 12h – “Moda e Cultura Contemporânea - A Pesquisa em Moda na Graduação da UVA”. Com as comunicações: Moda e Cinema: a influência das sagas adolescentes no consumo de moda contemporâneo, das alunas Letícia Martins Peixoto e Nathália Curado Galante; Conexões entre Artesanato e Moda em Minas Gerais, alunos Marise Furtado, João Appolinário e Ana Luzia Oliveira; A Criança e o Consumo nos dias de hoje: despertar precoce para a Moda?, das alunas Glória Ramos Peixoto de Azevedo e Yasmim Pan, e Irving Penn: Revolucionário e Intruso no Universo da Moda, da aluna Maria Amélia Navarro Crespo.

Mediadora: Monica Herszage
Local: Auditório da UVA.

12h40 Flashmob – Vitrines Ganham Vida – Looks da designer de Moda Ester Coelho
Local: Saindo das Vitrines da Vila, passando pela Praça de Alimentação e Bosque até a exposição O Processo Criativo em Moda de A a Z .

14h às 16h – Mesa-redonda “Mercado de Moda e Design no Rio de Janeiro”: O Que o Sebrae/RJ pode fazer por Você, empreendedor de Moda? O Mercado de Moda e os Meios de Apoio que o Empreendedor pode obter Junto ao Sebrae, com Carolyne Gomes, analista de coordenação de Moda do SEBRAE/RJ, especialista em Gestão Empresarial pela FGV; Estilo x Marketing na Indústria da Moda: Aliados ou Adversários?, com Maria Doria, jornalista e produtora, atua nas áreas de Cultura & Moda há mais de 20 anos, com trabalhos realizados para marcas como Blue Man, Enjoy, Alphabeto e Chifon; Os APLS da Indústria Criativa x Renda e Emprego, com Adriana Jordan, Mestre em Economia Empresarial, Diretora estratégica da AAposta Eventos Comunicação e Marketing e docente da Escola de Design.
Mediadora: Aline Monçores.
Local: Auditório da UVA.

17h às 18h Workshops
Aberto ao público em geral: Customize-se – com a aluna de Moda Daniela Della.
Com crianças: Vestir também é Divertido – com a aluna de Moda Laiz Nogueira
Local: Salas de aula.

19h - ELA - Espetáculo de Dança. Tema: O universo feminino e a questão dos gêneros.

QUINTA, 18 de setembro, BARRA
10h - da manhã - Palestra “Identidade, Design e Comportamento Urbano”
Mediador: Deputado Federal Jean Wylly, mestre em Letras e Linguística pela UFBA.
Local: Auditório da UVA, Campus Barra

Exposições Permanentes (em ambientes variados da UVA TIJUCA: Bosque, Pilotis Bloco C, Salão Branco):
O Processo Criativo em Moda de A a Z - Do Primeiro Esboço aos Looks Finais - designers de Moda Muryel Menezes e Esther Coelho

Mínimo e Múltiplo – Identidade e Diversidade Urbana, Série Fotográfica de Eduardo Rowlands, da Fototeca Digital, Grupo de Pesquisa Design, Cultura e Comunicação

Bonecas vestem Clássicos da História da Moda - resultado da disciplina de Flávio Bragança

Camisetas de Design Têxtil, resultado da disciplina de Lilyan Berlim

Experimentos de Design Textil, das disciplinas de Marta Fhegali e Lucilia Ramos

Projeção de Fotos de Teares da Suécia, imagens da Professora Iana Vyskubenko

Projeção de fotos e vídeos com Texturas de Design, imagens da professora  Liana D´Urso.

Intervenção artística pelo grupo Colorigami (Bosque),por  Hanah Chiapani, Fillipe Oliveira e Fabiane Oliveira.

Equipe de Montagem: David Willian, Dandara Nascimento, Priscila Silva, Bruna Brito, Alexandra Alves, Nikki Vargas, Raysa Menezes, Carine Azevedo, Fernanda Arantes, Douglas Tavares, Amandá Paredes, Manuella Lopes, Mayra Moreira, Paloma Borges, Beatriz Teixeira, Vanessa Mitrano, Julia Parente, Aléxia Costa, Jamile Reis, Rebecca Rivera, Ellen Stefanon, Beatriz Sanchez.






Comentários