REABERTO O MAIOR EQUIPAMENTO CULTURAL DE JEQUIÉ


Centro de Cultura da SecultBA retoma atividades no dia 16 de setembro. Todas as pautas do Espaço no restante do mês de setembro e em outubro farão parte do Programa de Gratuidade de Pautas.

E então, REABERTO. A cidade de Jequié faz festa para celebrar o retorno às atividades do Centro de Cultura ACM, espaço vinculado à Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e que desde o mês de julho passava por manutenção a fim de oferecer uma estrutura mais qualificada e segura para artistas, produtores e, principalmente, para o seu público. Foram investidos R$ 583 mil em serviços como conserto de telhado, forro, pintura e manutenção do ar condicionado, dentre outras atividades.

O Centro reabre as portas no dia 16 de setembro, próxima terça-feira, com a presença do Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, e programação especial que segue durante 15 dias. Foram preparados shows, rodas de conversa, exposições, circuito de cinema e espetáculos de dança e teatro, tudo pensado em acordo com a proposta de territorialização que baliza o Ocupe Seu Espaço, Programa de Dinamização dos Espaços Culturais da SecultBA.

“A reabertura do Centro de Cultura de Jequié tem uma grande importância para o desenvolvimento cultural não apenas da Cidade do Sol, mas também demais 15 cidades que integram o território do Médio Rio de Contas, que ao todo conta com 16 municípios. Preparamos uma grande celebração envolvendo artistas e grupos de Jequié e possibilitando ainda ao público o acesso à produção cultural de outras regiões do estado”, pontua Chicco Assis, diretor de Espaços Culturais da SecultBA.

Integram a programação artistas locais e credenciados pela chamada pública lançada pela SecultBA para o ano de 2014, democratizando o processo. E para comemorar junto com toda a comunidade cultural a reabertura, todas as pautas do Espaço no restante do mês de setembro e durante todo o mês de outubro farão parte do Programa de Gratuidade de Pautas – Pauta Gratuita, independente de tema. Uma iniciativa que possibilita aquecer rapidamente a demanda por ocupação do espaço e um uso mais dinâmico, que contemple a diversidade de manifestações artístico-culturais da região.

O Centro de Cultura de Jequié é um dos 17 espaços geridos pela Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, através da Diretoria de Espaços Culturais, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e tem capacidade para 524 espectadores sentados na platéia do palco principal, sendo seis destes assentos destinados a portadores de necessidades especiais. Conta ainda com três salas para ensaios, oficinas e cursos e um espaço exclusivo para exposições. Três camarins dão suporte aos artistas em seus espetáculos, que contam com um palco de mais de 140 m² e uma boca de cena de quase 10 metros de largura por 6m de altura. Inaugurado no ano 2000, o espaço foi administrado durante 12 anos de maneira compartilhada entre a Prefeitura de Jequié e o Governo do Estado sem nenhuma formalização contratual. Somente em 2012 a gestão foi formalizada a manutenção pelo Estado, dentro de uma proposta de dinamização empregada com sucesso em outros centros.

A programação do “Jequié – Reaberto” faz parte do Programa de Dinamização de Espaços Culturais da SecultBA – Ocupe seu Espaço, que conta com diversas ações ao longo de todo o ano. Integram o programa atividades de cessão de pautas gratuitas, programações temáticas, Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV), mediação e formação de platéia junto a escolas, organizações e comunidades, Circuito de Festivais, Credenciamento de Artistas, política de acesso com ingressos gratuitos ou a baixo custo, encontros da classe artística e produtores locais.

VEJA TODA A PROGRAMAÇÃO AQUI:



Comentários