UM CASACO QUE VIRA SACO DORMIR PARA AJUDAR MORADORES DE RUA




Pessoas desabrigadas são talvez a consequência mais triste da impressionante desigualdade social, mesmo em países mais ricos. Só na cidade de Detroit, EUA, mais de 18.000 pessoas estão desabrigadas – uma circunstância social fica mais complicada durante os meses frios do inverno. Para resolver a questão, a estudante de design Veronika Scott desenvolveu uma peça multifuncional inteligente: Element S(urvival). O Produto é um casaco de inverno barato e com alto isolamento que rápida e facilmente se transforma num saco de dormir.

Veronika gastou dois mil dólares de seu próprio bolso para construir vários protótipos, desenvolvidos após extensa pesquisa de campo por meio de meses de conversas com moradores de rua de Detroit, a fim de identificar as suas necessidades básicas. As próprias conversas, sem dúvida, foram uma fonte adicional de calor para eles.

Assim como Veronika esperava, os casacos são feitos com materiais de baixo custo o suficiente para começar a oferecê-los de graça aos desabrigados. Após um encontro com Veronika, Mark Valade, CEO da empresa Carhartt, doou uma série de máquinas de costura e outros materiais. Então ela fez uma parceria com um centro local de apoio aos sem-tetos, a Cass Community, que prometeu abrigar e alimentar as pessoas que trabalharem na confecção dos casacos, além de pagar o salário mínimo. A idéia de Veronika para dar um conforto e calor às pessoas desabrigadas conseguiu oferecer uma capacitação profissional o suficiente para ajudá-las a sair das ruas.





Comentários