MARCOS A. P. RIBEIRO LANÇA O ROMANCE O DISCURSO DO TEMPO

Marcos A P Ribeiro Foto Alejandra H Munoz2

Baiano de Jequié, Marcos A. P. Ribeiro compõe em sua obra um panorama da sociedade baiana na segunda metade do século XX. Publicação tem apoio do Editorial Setorial de Literatura 2013

No dia 24 de abril, sexta-feira, às 20h, a Roberto Alban Galeria sediará o lançamento do mais novo livro do autor baiano Marcos A. P. Ribeiro, O Discurso do Tempo. A obra — publicada pela editora 7 Letras, com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), através do Edital Setorial de Literatura 2013, financiado pelo Fundo de Cultura (FCBA) — é considerada um “romance de formação”, no qual o autor mistura memória, ficção, emoção e razão para apresentar um panorama da sociedade baiana na segunda metade do século XX.

Nascido em Jequié, cidade localizada no extremo-sul baiano, Ribeiro graduou-se em Medicina, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e especializou-se em História da Ciência, pela UNICAMP, em São Paulo. Para ele, que já publicou outros cinco livros de diversos gêneros literários, O Discurso do Tempo é um romance de caráter autobiográfico: “Este livro é totalmente pessoal, um ‘livro de autor’. Não segui qualquer fórmula conhecida e nem fiz concessões mercadológicas. Até as fotografias são de minha autoria”, afirmou. E por ser justamente um trabalho pessoal, a obra conta histórias do autor e de pessoas que o cercaram durante o seu crescimento, como a família e os amigos mais próximos.

No livro também se encontram questionamentos e dúvidas, pessoais e profissionais, que culminaram na decisão de Marcos de se tornar escritor. “Em que contexto foram realizadas minhas escolhas e quais os fatores que influenciaram minhas decisões? Que lugar eu deveria ocupar na sociedade e como compatibilizar este lócus social, ao qual parecia estar predestinado, com a minha subjetividade e aspirações pessoais? Tudo isso é narrado sob a forma de literatura”, conta o autor, que espera que O Discurso do Tempo seja bem aceito pelo público. “Escrever é como lançar uma garrafa contendo uma mensagem no oceano do tempo. Leitores do futuro poderão encontrar a garrafa e ler a mensagem”, finaliza.

Edital Setorial de Literatura – O certame apóia propostas culturais com o objetivo de estimular os diversos elos da rede produtiva do setor e ações que dialoguem com outros segmentos, tendo como objeto predominante a literatura. Abrange, por exemplo, criação literária; atividades ou ações que tenham como característica o estímulo à aproximação do público com escritores; circulação (regional e/ou nacional) de autores baianos; e diversas outras ações.

Lançamento do romance O Discurso do Tempo
Onde: Roberto Alban Galeria (Rua Senta Pua, 53 – Ondina)
Quando: 24 de abril, sexta-feira, às 20h

Mais informações
Marcos A. P. Ribeiro: 71 9178-4909 | pessoa-ribeiro@uol.com.br
Roberto Alban Galeria: 71 3243-3982


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".