Por: Rafael Miranda
A poderosa agência espacial norte-americana acredita que vamos sim encontrar vida alienígena em um prazo de 10 anos. Entenda:
Muitas pessoas aguardam ansiosas o dia em que será oficialmente anunciado que existe vida alienígena. Estas formas de vida, ainda hipotéticas, podem variar de organismos simples, como bactérias, até seres muito mais complexos do que os humanos. Também foi proposta a possibilidade de que vírus podem existir em meios extraterrestres.
A Nasa acredita que na próxima década já será possível comprovar com bastante clareza a existência de vida alienígena próxima a nós. Em entrevista a BBC, a cientista-chefe da Nasa, Ellen Stofan, afirma que teremos registros de alienígenas que vivem em outros planetas até 2025. “Na maiorida dos casos, nós temos a tecnologia e estamos no processo de implementá-la. Então acreditamos que estamos definitivamente no caminho certo para isso.”
A cientista afirmou algo que pode causar bastante euforia dentro da comunidade de ufologia: sinais de vida fora da Terra devem ser comprovados em até 10 anos e conclusões definitivas em até 20 anos. Diante do atual cenário, isso parece promissor. “Nós sabemos onde procurar. Então sabemos como procurar”, disse, em um debate transmitido na Nasa TV sobre a possibilidade de encontrar outros “mundos habitáveis”.
O que procuramos? Onde?
Alguns cientistas já afirmam terem encontrado provas de vida fora da Terra. Mas, como é feito a busca? Desde meados do século XX, houve uma contínua busca por sinais de vida extraterrena, desde radiotelescópios usados para detectar possíveis sinais de civilizações extraterrestres, até telescópios usados para procurar planetas extra-solares potencialmente habitáveis. O tema também desempenhou um papel importante em obras de ficção científica.
Os cientistas geralmente fazem suas buscam através da localização de água no universo. É quase certo que existam oceanos de água salgada sob as conchas geladas das luas de Júpiter, Europa e Ganymede, assim como na lua de Saturno, Enceladus. O rover Curiosity da Nasa – veículo destinado a explorar a superfície de Marte – recentemente descobriu “moléculas orgânicas que contêm carbono”. Isso significaria “blocos de vida em construção”. É deles que nós somos feitos.
Toda a vida na Terra é baseada em 26 elementos químicos. No entanto, cerca de 95% desta vida é construída sobre apenas seis desses elementos: carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre, abreviados como CHONPS. Estes seis elementos formam os “blocos de construção” básicos de praticamente toda a vida na Terra, enquanto a maioria dos elementos restantes são encontrados apenas em quantidades vestigiais.
As buscas são feitas em planetas que tenham as chamadas “zonas habitáveis”, ou seja, zonas que apresentam alguns desses elementos que propiciariam o surgimento de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".