TREM DE LEVITAÇÃO MAGNÉTICA BATE NOVO RECORDE DE VELOCIDADE


Karen Carneti, de INFO Online
Na semana passada, um trem movido a levitação magnética (Maglev) atingiu a velocidade de 590 km/h, quebrando um recorde que já durava 12 anos. Nesta terça-feira (21), no entanto, o trem bateu seu próprio recorde, chegando a 603 km/h.

A JR Central, fabricante do veículo, quer introduzir o serviço entre Tóquio e a cidade central de Nagoya até 2045. O trem levará apenas uma hora para fazer o trajeto, cortando o tempo de viagem pela metade. Já com a velocidade recorde, a viagem de 280 km levaria apenas cerca de 40 minutos — menos de metade do tempo atual.

Os passageiros, porém, não poderão experimentar as velocidades recordes do trem. A empresa disse que seus veículos irão operar a uma velocidade máxima de 505 km/h. Em comparação, a velocidade mais rápida de um "trem-bala" japonês é de 320 km/h.

A expectativa e o entusiasmo em relação ao novo trem, de qualquer forma, são altos. ”Quanto mais rápido o trem funciona, mais estável se torna - Eu acho que a qualidade do passeio de trem melhorou", disse Yasukazu Endo, chefe de pesquisas da JR Central. A fonte é a BBC.




Comentários