IMPRESSORA CRIA FRUTAS 3D COMESTÍVEIS




Nada de ir ao sacolão, a partir de agora você pode imprimir as suas frutas. Pelo menos essa é a proposta de uma empresa de inovação sediada emCambridge (Massachusetts, EUA).

A impressora 3D utiliza um gel comestível com sabor e aroma de frutas que permite imprimir, por exemplo, uma amora fresquinha sob encomenda. O processo utiliza uma técnica chamada esferificação, muito comum na culinária e que consiste em moldar líquidos em formato de esferas semelhantes ao caviar.

O equipamento dispensa gotinhas do gel no formato da fruta em um recipiente com uma solução. Poucos segundos após ter contato com o líquido o gel ganha dimensões, e a fruta fica pronta para ser saboreada. 


Frutas menores como framboesas e amoras já foram "impressas" com eficiência quanto à qualidade e ao sabor. De acordo com Gabriel Villar, chefe do departamento de criação da Dovetailed, a impressora 3D abre um mundo de possibilidades: 


"Com essa técnica de impressão nós não só recriamos as frutas já existentes, mas também permitimos que as pessoas criem suas próprias frutas, com sabores, texturas, tamanhos e formas personalizados".

A empresa está em processo de aperfeiçoamento da técnica para criar frutas maiores como maçãs e peras. 

                                                  Divulgação/Dovetailed 3D Fruit Printer

Veja outras informações aqui.


Entenda assistindo ao vídeo: 


Comentários