terça-feira, 28 de outubro de 2014

DOCUMENTARISTA BAIANO RADICADO EM NY - PREPARA DOC SOBRE IMIGRANTES ILEGAIS


Está em fase de finalização o  trabalho mais recente do documentarista e videomaker Daniel Burity, baiano que se estabeleceu em Nova York e já faturou premiação no Press Awards 2013, Flórida, na categoria melhor vídeo com seu documentário sobre músicos independentes de Nova York, "Apple Sounds". O doc também foi exibido em Tóquio, no vídeo Fest 2013 e arrancou elogios do aclamado diretor francês Michel Gondry. Daniel Burity está agora terminando o documentário "¡Hola Kitty!", que aborda a desafiante questão dos imigrantes ilegais latinos que trabalham nos EUA. Neste documentário Daniel fala sobre uma temática social de interesse relevante na contemporaneidade, estabelecendo pontes com a cultura pop,  interesse que permeia a maioria dos seus trabalhos. O lançamento de "¡Hola Kitty!" está previsto para dezembro de 2014, devendo este ser exibido nos principais festivais dos Estados Unidos e da America Latina. O lançamento na Bahia acontece no verão 2015.

Daniel Burity começou sua carreira profissional aos 22 anos trabalhando na TVE Bahia onde escreveu, dirigiu e editou programas culturais. Desde 2007 ele divide seu tempo entre o Brasil e Nova York, onde dirigiu e editou vídeo clipes para bandas do cenário de rock alternativo do Brooklyn.  Ele também filma para o CBGB, extinta casa de show que revelou bandas como Ramones e Talking Heads, e que agora promove eventos e festivais que honram o icônico clube. Recentemente Daniel ilmou para o CBGB o "Amnesty Concert" que contou com apresentações de bandas como Blondie, Flaming Lips e Yoko Ono.

Junto com a estadunidense Emily Ernest, Daniel dirigiu o Soneto de Shakespeare número 8 para o "The Sonnet Project". O vídeo foi exibido no Museum of Moving Image, no Queens/NY e colaborou como editor e cinegrafista para a webseries "Booker Travels", dirigida e produzida pela premiada cineasta brasileira, radicada em NY, Tania Cypriano. A série foi premiada pela National Geographic. Participou, ainda, da edição de documentário sobre o artista plástico baiano Bel Borba, dirigido por Burt Sun e Andre Constantini, que foi exibido em salas de cinema nos EUA, obtendo boas críticas em publicações como Time Out NY, The Hollywood Repórter, entre outras. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".