ESPETÁCULOS BAIANOS - FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA


Espetáculos baianos vão participar de mostra com curadoria de Wagner Moura no FRINGE do Festival de Teatro de Curitiba 

Espetáculo ÁFRICAS, foto por Márcio Lima
A edição 2013 do Festival de Teatro de Curitiba, referência das artes cênicas do Brasil, que ocorrerá na capital paranaense entre 26 de março e 7 de abril, terá em sua programação uma Mostra Baiana, com curadoria do ator Wagner Moura.

'Áfricas' (Chica Carelli), 'Luz Negra' (Rino Carvalho), 'O Pássaro do Sol' (Olga Gómez), 'Pólvora e Poesia' (Fernando Guerreiro), 'Sargento Getúlio' (Gil Vicente Tavares), 'Seu Bomfim' (Fábio Vidal e Meran Vargens) e 'Siré Obá – A Festa do Rei' (Fernanda Júlia) vão representar o estado nesta ação que fará parte do FRINGE, mostra paralela do evento. 

A iniciativa integra o Programa de Difusão do Teatro da Bahia e é realizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), com o objetivo de promover a recente produção teatral baiana, estimular o seu intercâmbio e apresentar um panorama deste cenário com encenações de qualidade técnica e artística.



Os sete espetáculos vão ter as suas necessidades logísticas (passagens, hospedagem e alimentação) custeadas pela FUNCEB. Uma equipe de produção e um profissional de Relações Públicas vão acompanhar as atividades, garantindo também a divulgação e a promoção da Mostra, bem como as investidas em comunicação e na articulação de negócios. Tudo isto se torna possível pela parceria consolidada com o próprio Festival de Teatro de Curitiba, que incentiva a realização de mostras especiais dentro do FRINGE para fortalecer o espaço de troca e divulgação da produção teatral brasileira, e oferecerá as devidas pautas em teatros e aparatos técnicos.


Premiado e nacionalmente reconhecido ator de teatro, cinema e televisão, Wagner Moura aceitou o convite de fazer a seleção dos participantes da Mostra Baiana, com a colaboração de Vadinha Moura. 

Os espetáculos foram escolhidos a partir do Kit de Difusão do Teatro da Bahia, que reúne informações sobre 28 montagens teatrais no intuito de ampliar a visibilidade delas nacional e internacionalmente. 


Este material inédito, que apresenta textos trilíngues (português, inglês e espanhol), imagens e vídeos, será lançado na abertura da Mostra Baiana no Festival de Teatro de Curitiba, onde curadores, produtores, artistas, representantes de diversos festivais de artes cênicas e imprensa especializada estarão presentes.


Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".