BARATA CIBORGUE VAI AJUDAR A SALVAR VÍTIMAS DE DESASTRES



Baratas eletrônicas: equipados com circuitos eletrônicos e microfones, os insetos ajudarão na localização de pessoas em desastres


São Paulo - Cientistas criaram uma nova ferramenta para busca de sobreviventes em grandes desastres: baratas. A novidade foi desenvolvida por pesquisadores da universidade da Carolina do Norte (NCSU, na sigla em inglês), localizada nos Estados Unidos.

Eles equiparam baratas de verdade com circuitos eletrônicos e microfones. Assim, elas podem ser comandadas à distância e ajudar a identificar de onde vem um determinado som. Combinadas ao tamanho mínimo, essas características tornam as baratinhas muito úteis na localização de pessoas que estejam soterradas, por exemplo.

"Num prédio desmoronado, o som é a melhor forma de encontrar sobreviventes", afirmou Alper Bozkurt, engenheiro envolvido no projeto, em nota divulgada nosite da NCSU.
Modelos

De acordo com Bozkurt, foram desenvolvidos dois tipos de tecnologia para os insetos.
O mais simples conta com um microfone capaz de capturar e fazer a transmissão sem fio de sons com qualidade relativamente boa.

O outro modelo reúne três microfones direcionais e é capaz de identificar de que direção está vindo um determinado som com a ajuda de algortimos desenvolvidos pelos cientistas.
A nova tecnologia foi testada com sucesso em laboratório e apresentada em congresso realizado em Valência, na Espanha, no último dia 5.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".