Wikipedia

Resultados da pesquisa

sábado, 1 de novembro de 2014

TARTARUGAS GIGANTES DE GALÁPAGOS NÃO ESTÃO MAIS EM EXTINÇÃO




Espécie que impressionou até Charles Darwin chegou a ter apenas 15 membros em 1960


RIO - Enquanto grande parte da biodiversidade regride ao longo dos anos, algumas espécies conseguem sobreviver e até saem da tão temida extinção. Esse é o caso da tartaruga gigante das Ihas Galápagos, que superaram o perigo de sumirem do mapa e agora não precisam mais de acompanhamento humano, de acordo com um estudo publicado nesta terça-feira (28) na revista PLoS One.

Os animais dessa espécie, que podem viver por mais de 100 anos, chegavam aos milhares no início do século XX, mas depois caíram para apenas 15 em 1960. Entre 1963 e 1974, ambientalistas trouxeram as 12 tartarugas fêmeas e três do sexo masculino sobreviventes para um cativeiro.

Desde então, mais de 1,5 mil de seus filhos já foram liberados em Galápagos. O sucesso da preservação foi tamanho que agora os cientistas dizem que os animais não precisam mais de acompanhamento humano.

- A população está segura. Esse é um raro exemplo de como os biólogos e gestores podem colaborar para recuperar uma espécie à beira da extinção - disse James P. Gibbs, o principal autor do estudo e professor de na Universidade Estadual de Ciências Ambientais de Nova York e das Florestas, em um comunicado à imprensa.

As Ilhas Galápagos, situadas próximo ao litoral do Equador, fizeram parte do roteiro de expedição de Charles Darwin, que visitou o local em 1825. E foram exatamente as tartarugas gigantes que mais chamaram atenção do explorador e naturalista.

A recuperação da população de tartarugas gigantes não só promove a biodiversidade, mas também restaura a sua posição como "engenheiras do ecossistema", já que elas dispersam sementes e outros organismos que servirão de alimento para outros animais, de acordo com o relatório.

Embora a população esteja estável, o estudo ressalta que o número de tartarugas gigantes não deve aumentar substancialmente até que outros problemas do ambiente, tais como o crescimento excessivo de plantas lenhosas, sejam superados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".

CAMINHADA OUTUBRO ROSA EM ARGOL0/BA - LÚ TRAINING

Aconteceu a Caminhada  da Lú Training em Argolo Bahia    Lú Training realizou sua Primeira Caminhada com suas alunas em Argolo/BA onde está ...