MOINA BARTILOTTI LANÇA LIVRO DE FILOSOFIA PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL



O Banquete de Platão, um texto filosófico escrito por volta de 385-380 a.C., que apresenta uma série de discursos sobre o amor, serviu de inspiração para a escritora Moina Bartilotti escrever o livro O Piquenique de Platão Tão-Tão – Uma versão livre e lúdica de “O Banquete” de Platão (Pimenta Malagueta Editora), que será lançado no dia 29 de novembro (sábado), a partir das 16 horas, na Livraria LDM, no Espaço Itaú de Cinema – Praça Castro Alves – Salvador/BA. A obra é uma viagem lúdica, um passeio livre pelo faz de conta, pela fantasia e imaginação. Um contato quase imperceptível com a filosofia. Algo que em nada lembram aqueles textos pesados e tradicionais. 

O Piquenique de Platão Tão-Tão tem como proposta inserir crianças e adolescentes no universo da Filosofia Grega de Platão, de forma lúdica e divertida. “O objetivo desse projeto é lançar uma sementinha, pincelar a ‘tela’ bem devagarzinho, estabelecer um primeiro contato bem suave. Uma forma de deixar a filosofia no universo infantil de uma maneira colorida, natural e simples”, escreve a autora na apresentação. 

O livro é dividido em IX pequenos capítulos, mais um capítulo extra que expõe um resumo da história do verdadeiro Platão. Tudo começa com um sonho de Platão Tão-Tão, que repentinamente se encontra em um lugar estranho e, como acontece em Alice no País das Maravilhas, um coelho o conduz para uma assembleia, na qual as diversas formas de amor estarão no centro das discussões. 

As personalidades da história original (O Banquete de Platão), Fedro, Pausânias, Erixímaco, Aristófanes, Agatão, Sócrates, Alcibíades e Diotima, emprestarão seus nomes aos personagens do livro, que vão surpreender os leitores com amores que estão dispostos a combater todo tipo de preconceito. Além do amor, questões ligadas ao meio ambiente também aparece nos diálogos. 

No prefácio, a editora Miriam de Sales Oliveira destaca que a ideia de Moina Bartilotti em trazer para o universo infantil a Filosofia Grega de Platão foi, realmente, um achado, que só vai enriquecer este mundo tão difícil de ser atingido que é o pensamento infanto-juvenil, nos dias de hoje muito voltado aos games e á literatura fantástica. “Escrever boas histórias para crianças não é tarefa muito fácil; talvez seja mais difícil do que escrever para adultos, acreditem! Exige compreensão deste universo, paciência e, sobretudo, doação. Isto não falta á nossa jovem autora além do talento inato no trato com esses nossos leitores do futuro”, diz Miriam de Sales.


A autora - Moina Bartilotti é escritora, educadora e comunicóloga, com formação em Comunicação Social e pós-graduação em psicopedagogia. A paixão pela filosofia começou há alguns anos e, desde então, participou de alguns cursos nesta área. Logo quando iniciou sua “paquera” filosófica, quis trazer esse universo para junto das crianças, de maneira apropriada para elas. Há quem diga que filosofia é coisa apenas de gente grande. Será? Polêmicas à parte, o mundo filosófico é muito interessante e encantador. 
A filosofia provoca inquietação, curiosidade, questionamentos. Quanto mais cedo à criança desenvolver a capacidade de pensar, criticar, buscar, inventar, mais rápido irá ter consciência do papel importante que exerce enquanto indivíduo e agente transformador da sociedade. A sementinha já foi plantada, agora é só regá-la. O Piquenique de Platão Tão-Tão é o seu primeiro livro de tantos outros que serão publicados em breve.



Serviço:

O que: Lançamento do livro O Piquenique de Platão Tão-Tão – Uma versão livre e lúdica de “O Banquete” de Platão.
Onde: Livraria LDM, no Espaço Itaú de Cinema – Praça Castro Alves – Salvador/BA. 
Quando: Dia 29 de novembro (sábado), a partir das 16h.
Entrada: Franca. Pimenta Malagueta Editora. Quantidade de páginas: 76. Valor: R$ 35,00
Contato: 71 – 3016-4338 / 3277-8600 / 8122-7231

Comentários