TOP: 10: OS MELHORES DIRETORES DA HISTÓRIA DO CINEMA



Antes de mais nada, gostaria de deixar bem claro para todos os nossos leitores pessegóides, de que este post foi, possivelmente, o maior parto desde a criação deste humilde blog. O motivo é óbvio: escalar apenas 10 gênios do cinema? Juro, meu cérebro virou uma uva passa depois de tal processo.

Dentre todas as diferentes formas de expressões artística, o cinema é de longe a mais completa e fascinante, pelo simples fato de englobar todas as outras artes, seja da literatura à arquitetura, transformando-as em magia dissipada por grandes telas.

Imparcialidade nunca foi o forte do Pêssega, afinal amamos meter o pitaco em tudo! Maaaas, para mantermos uma boa coerência no nosso TOP 10, tivemos que estipular um critério muito bem definido, e partir de tal princípio. Sendo assim, optamos por selecionar diretores que, em um pouco mais de um século de história do cinema, contribuíram com um legado que revolucionou na linguagem da sétima arte e, muitas vezes, transformaram histórias banais em obras-primas.

Mas inventar a roda não é o suficiente para conseguir um lugarzito no nosso pódio... A filmografia também é fundamental! Mesmo porque, de nada adianta se um diretor foi inovador em algum aspecto, mas deixa a desejar em suas produções, quando analisamos o pacote todo. Só assim, conseguiremos colocar grandes gladiadores como Akira Kurosawa, Quentin Tarantino, Tim Burton, Alfred Hitchcock, Oliver Stone, Woody Allen, entre outros, em um coliseu, e dizer quem sobrevive.

Em suma, nossa função aqui é separar o crème de la crème do crème de la crème, para representar o crème de la crème da história do cinema. Eike loucura! Eike metalinguagem!!!

Vamos para o que interessa? Confira:




10 - Michael Haneke

9 - Pedro Almodóvar

8 - Martin Scorsese
7 - Federico Fellini
6 - Alfred Hitchcock



5 - Quentin Tarantino


4 - Roman Polanski


3 - Woody Allen

2 - Stanley Kubrick
1 - Ingmar Bergman

Conheça sobre cada um deles aqui:

Comentários