GAIVOTA NA RESERVA DE SAPIRANGA / RIO POJUCA -MATA DE SÃO JOÃO/BA



Estivemos em Barra de Itacimirim, ontem ( 24)  onde conheci o amigo Aloísio Aquino um dos proprietários do Barco de passeio no Rio Pojuca. Contato (71- 9934-5347).  A viagem oferece um passeio  no Rio Pojuta em direção a Reserva de Sapiranga pela parte de baixo;  para mim, foi o ponto alto desse maravilhoso percurso. Senti algo mágico quando deixei meu corpo tocar as águas na cachoeirinha. 

Acabamos conhecemos a morada do Aloísio e desfrutamos de uma deliciosa moqueca de peixe ( essa parte não faz parte do pacote).






Pegamos uma das trilhas em direção a cachoeirinha e encontramos um grupo de jovem que estavam apostando corrida dentro da  Reserva sendo orientado por nativos que durante o trajeto vai sinalizando a direção a seguir.



O Rio Pojuca divide os municípios de Camaçari e Mata de são João, a Reserva de Sapiranga fica no município de Mata de São João.



Conheça um pouco sobre a Reserva de Sapiranga:

A Reserva Sapiranga foi criada em 1999 para proteger a diversificada fauna e flora da região, sendo o habitat natural de diferentes espécies de flores e plantas nativas, como orquídeas e bromélias. Sapiranga, a cerca de 3 km de Praia do Forte, seguindo pela Linha Verde. São 600 hectares de mata secundária, totalmente preservada, com espécies raras de fauna e flora.


Existem vários tipos de trilhas como :A trilha da Gameleira, como sugere o nome,  árvore sagrada do candomblé e que serve de habitat ao bicho-preguiça. A trilha da Espera era ponto favorito de caça, hoje proibida em nome da preservação das espécies. A trilha da Correderia ou Tapagem dá acesso às corredeiras do Rio Pojuca, com direito à travessia do rio rodeado de ilhas fluviais e árvores nativas. Na trilha das Sete Pontes, pode-se observar os nativos coletarem o pescado nos tradicionais "jiquis" (armadilhas feitas de cipó). Na trilha da Gamboa, o visitante pode desfrutar de um banho relaxante nas águas do Pojuca, em meio à Floresta Atlântica, habitat de micos, bichos-preguiças, tamanduás e lontras. A trilha das Bromélias leva até um lindo jardim, repleto de bromélias, e à nascente do Rio Sapiranga, que dá nome à Reserva. Há, ainda, a trilha da Roça, passando pelos cultivos de subsistência da comunidade local.

Ainda de acordo com Torezani, a Reserva Ecológica da Sapiranga possui uma grande extensão de Mata Atlântica bem preservada, por isso tem desempenhado papel importante para as ações do Cetas Chico Mendes: http://projetopraiadoforte.blogspot.com.br/

Saiba mais sobre a Reserva aqui:



http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/noticias/diversidade-na-fauna-e-na-flora-atrai-pesquisadores-e-visitantes-para-a-reserva-sapiranga/








  
Encontro de dois Rios 




  


















Fotografia: Cassandra BenevidesAzevedo/Aloísio Aquino/Cymar Gaivota

Comentários

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".