CAFÉ CIENTÍFICO SALVADOR : "OS FENÔMENOS DE MASSA "






O Café Científico Salvador, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), pela LDM - Livraria Multicampi, com o apoio da Rádio CBN e da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, continua em Julho de 2014 com o evento: 

OS FENÔMENOS DE MASSA 
com a presença do Prof. Dr. Ordep Trindade Serra da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas-UFBA 


Desejamos fazer uma reflexão de caráter sociológico sobre a problemática dos megaeventos, focalizando de forma especial a Copa do Mundo FIFA, em sua edição de 2014, realizada no Brasil. Também faremos breve referência às Olimpíadas com destaque para as de 2016, a realizar-se no Rio de Janeiro. Sobre megaeventos já existe uma bibliografia significativa, que tende a enriquecer-se, pois o tema continua a atrair a atenção de sociólogos, economistas e politólogos, entre outros. Megaeventos se relacionam com estratégias político-econômicas que se articulam no “espaço de fluxos” (Castells) com o protagonismo de agências capazes de atuação transnacional e produzir efeitos “glocais”, com grandes impactos nos ambientes que lhes servem de cenário. Destacaremos seu efeito concentrador de renda e seu papel indutor na privatização de espaços públicos, seu impacto urbanístico e suas ressonâncias políticas no seio dos Estados que os sediam. Tomaremos como ponto de partida teses de G. Harvey, Bauman e N. Klein para examinar a adequação do modelo dos megaeventos à estratégia neoliberal. Faremos também, a propósito, uma breve recapitulação de algumas das principais análises das “jornadas de junho” de 2013 e das discussões ainda correntes sobre o chamado “legado da Copa”.

Dia: 18/07 – 18 horas
Local: Sala Kátia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris), Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA.

Outra informações:
Tel.: 3277-8622
eventos@livrariamulticampi.com.br


Informações gerais sobre a iniciativa dos Cafés Científicos podem ser conseguidas no seguinte sítio: http://www.cafescientifique.org/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".