CINEASTA ARGENTINO EXIBE DOCUMENTÁRIO EM VALENÇA




O cineasta argentino Carlos Pronzato  exibe em Valença  o  documentário Carlos Marighella: Quem samba fica, quem não samba vai embora.




O cineasta argentino Carlos Pronzato, referência em documentários que retratam histórias dos povos da América Latina, visita, na próxima quarta-feira (12), o município de Valença para a exibição do documentário Carlos Marighella: Quem samba fica, quem não samba vai embora.

A sessão cinematográfica, que conta com o apoio da UNEB, por meio do Departamento de Educação (DEDC) do Campus XV da universidade, na cidade, será realizada no auditório do Colégio Estadual de Valença (Coesva), em dois horários: às 7h40 e 13h30.

O evento, que é franqueado ao público externo, reserva em sua programação além do vídeo, uma roda de conversa sobre o filme com a presença do autor da obra.

A produção se apropria dos acontecimentos da década de 60 e retrata a resistência empreendida porCarlos Marighella durante a ditadura militar.

“Marighella contribuiu para a história da política brasileira e neste documentário, feito a partir de depoimentos de militantes, estudiosos, políticos e pesquisadores que, de algum modo, conviveram com Marighella. Vamos conhecer um pouco mais sobre a história desse baiano” ressalta Pronzato.

Ainda de acordo com o cineasta, a obra, lançada em dezembro do ano passado, é uma continuação de estudos realizados sobre a América Latina e objetiva promover uma reflexão sobre os problemas políticos do Brasil.

Títulos do documentarista poderão ser adquiridos durante o evento ao preço de R$ 30.

Carlos Marighella


Nascido em Salvador, no dia 5 de dezembro de 1911, Carlos Marighella era filho de um imigrante italiano com uma negra baiana. Político e poeta, o soteropolitano esteve à frente da luta armada durante a ditadura militar no Brasil.
De militante a um dos líderes do Partido Comunista Brasileiro (PCB), fundou a Aliança Libertadora Nacional (ALN) e instaurou a guerrilha urbana, em um dos períodos mais violentos da história contemporânea do país.
A sessão fílmica conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, do Projeto Pôr-do-Sol Unebiano, do DEDC, e da Diretoria Regional de Educação (Direc-5).

Informações: DEDC/Campus XV – tel. (75) 3641-0599.
Sirleia Araújo
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

Imagem (home): Divulgação






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".