CEPA COMEMORA 63 ANOS COM LANÇAMENTO DO LIVRO OS DOIS BRASIS, DE GERMANO MACHADO





O Círculo de Estudo Pensamento e Ação – CEPA promove no dia 30 de maio (sexta-feira), às 19h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (Praça Municipal – ao lado do Elevador Lacerda), 63 anos de existência, com uma programação que inclui o lançamento da 2º edição do livro “Os dois Brasis - um olhar filosófico sobre Os Sertões”, do professor Germano Machado, que na ocasião também celebra seu aniversário de 88 anos.

Roberto Leal
Para o jornalista e presidente da União Baiana de Escritores-UBESC, Roberto Leal, “Germano Machado é uma das figuras mais ilustres da literatura e da comunicação baiana, já tendo lecionado na UFBA e UCSAL e hoje ainda ministrando seus cursos de filosofia e literatura com o seu grupo de Estudos Filosóficos”.  Assim como vereador e Dr. Odiosvaldo Vigas, a UBESC é uma das instituições culturais que também apoia e comemora junto com o Cepa, seu aniversário de 63 anos dedicados a promoção da cultura na Bahia.

“Os dois Brasis” foi publicado pela primeira vez há 50 anos. É uma breve introdução a Os Sertões de Euclides da Cunha. Há uma citação inicial de Afrânio Coutinho sobre o estilo euclidiano. Há também uma divisão em vários capítulos sobre A Terra e outros capítulos sobre A Luta. A Terra mostra Os Sertões em toda sua realidade. Em seguida vem à divisão sobre os tipos euclidianos, ou seja, os sertanejos de Canudos, em particular. Logo após há dois capítulos sobre a diferença entre Os Sertões e o Mar, o mar como significado das capitais e das grandes cidades do litoral.

Foi colocado um comentário do teatrólogo Nelson de Araújo que foi professor, jornalista, folclorista e escritor. No final há um resumo sobre os acontecimentos principais de Canudos, a derrota dos militares e a vitória dos mesmos, uma vez que, só restaram dos conselheiristas cinco pessoas diante de centenas de soldados. Todos os sertanejos foram mortos. Euclides tem a famosa frase: “Canudos foi um crime".

O livro inclui ainda a conferência de Theodoro Sampaio no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia dez anos depois da morte de Euclides.





SERVIÇO:
O que: Lançamento do livro “Os dois Brasis - um olhar filosófico sobre Os Sertões” e aniversário do Cepa e do professor  Germano Machado.
Onde: No Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (Praça Municipal – ao lado do Elevador Lacerda)
Quando: Dia 30 de maio (sexta-feira), a partir das 19h.
Entrada: Gratuita. 

Informações: (71) 3242-0502 / http://www.cepabrasilba.org.br/


Comentários