REVISTA ÒMNIRA LEVA LITERATURA LUSÓFONA AO SUL DO PAÍS



 A Editora Òmnira em parceria com União Baiana de Escritores lançará no próximo dia 9 de maio (sexta-feira), às 19 horas, na Câmara Municipal de São Jerônimo/RS, mais esta edição da Revista de Literatura “Òmnira”, que chega ao seu número 7, proliferando letras por todos os Continentes por onde a língua portuguesa se faz compreender. 

A revista baiana Òmnira desponta como uma nova promessa na Literatura  brasileira e internacional, diante do intercâmbio que faz acontecer entre os países de língua portuguesa, a publicação é uma porta aberta para os autores contemporâneos das nações irmãs, que buscam publicar seus trabalhos no Brasil. 

Hirondina Joshua
Participam dessa edição escritores brasileiros, dentre eles: Alberto Peixoto, Carlos Souza Yeshua, Cosme Custódio, Edneia Andrade, Germano Machado, Malu Ferreira, Marcio Melo Silva, Yasmim Camardelli e Valdeck Almeida de Jesus (BA), Geraldo José Sant’Anna (SP), Ruth Pessanha Vianna (RJ), Joaquim Moncks e Zenir Izaguirre (RS);  de Angola os poetas Faustino Nguange Simão e Rosa Fernandes Gaspar Adão; de Moçambique uma grande revelação, a poetisa Hirondina Joshua  e de Portugal o sonetista José Salvador Almeida Costa. 

Esse número traz ainda uma homenagem ao poeta dos escravos “Castro Alves”, descrito em uma belíssima gravura de capa do artista Henry Jaepelt (Timbó/SC), como também na sua bela poética revivida em alguns de seus versos. “Uma grande oportunidade de mostrar essa nova arma contra  a ignorância e a intolerância literária, então “tome-le”  revista Òmnira”, desabafa o editor Roberto Leal.
 
Na oportunidade o presidente da UBESC-União Baiana de Escritores, o Jornalista e editor soteropolitano Roberto Leal, estará proferindo a palestra “Os Desafios da Nova Produção da Literatura Contemporânea”, quando ainda autografará exemplares do seu último livro “C’alô & outros poemas” Ed. Òmnira/BA-2012, 102 páginas. A UBESC entregará a escritora Zenir Izaguirre Carvalho o título de Personalidade de Importância Cultural pelos relevantes serviços prestados a cultura literária do nosso país, do seu Estado e do município onde mora e desenvolve o seu trabalho, receberá também o título de “Honra ao Mérito” o Município de São Jerônimo pelo destaque, que tamanha personalidade traz de referência entre os muitos talentosos cidadãos e pela grandiosidade dos escritos produzidos.

Confirmadas as presenças do Prefeito do Município Marcelo Luiz Schreinert; do Presidente da Câmara Municipal Vereador Arthur dos Santos; da Secretária de Educação Sandra Inês Brixner Pereira, dentre outras autoridades municipais e escritores locais.  “Essa oportunidade é única, escrever para uma revista que cruza  fronteiras, transpõe oceanos, será literalmente um divisor de águas para minha pretensa carreira de escritora, foi no Estado da Bahia que mais  ênfase teve o meu trabalho literário, gerando uma oportunidade  através do convite para expor minha Literatura na revista ÒMNIRA”, comemora Zenir Izaguirre.

Dentro da Programação do evento teremos ainda: exposição de livros da Editora Òmnira, sessão de autógrafos, distribuição de obras de autores baianos e bate papo com os autores.  A revista antes de chegar ao Sul, foi lançada dia 25 de abril, no Espaço Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado, em Salvador, na Bahia. Mais informações no telefone (71) 8688-8096/8454-0267 e-mail: lealomnira@yahoo.com.br ou pelo site: www.fundacaoomnira.com.br  

Obs.: Òmnira na língua Yorubá (dialeto falado em países africanos) quer dizer: Liberdade.
Fonte: ASCOM/UBESC


 

Comentários