ABERTAS INSCRIÇÕES DA EDIÇÃO 2014 DO AÇÃO POÉTICA NAS COMUNIDADES



Oito artistas/grupos serão selecionados para o projeto de intervenção artística e social que se realizará em Pirajá, em Salvador

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), convoca poetas, escritores e artistas que trabalhem interações entre a literatura e outras linguagens para participar da edição 2014 do Ação Poética nas Comunidades. Neste ano, o projeto se realizará em Pirajá, bairro de Salvador, no mês de novembro, com sede no Centro de Cultura e Cidadania Pirajá. 




Através do concurso agora aberto, que recebe inscrições até 21 de setembro, serão selecionados oito artistas e/ou grupos residentes na Bahia para realizar oficinas e performances no evento.

Criado em 2012 e com edições já realizadas no Solar do Unhão e em Alagados, o Ação Poética nas Comunidades intenciona promover intervenção artística e social por meio da poesia, em sua diversidade de estilos e abordagens, em comunidades populares, através de atividades gratuitas, abertas ao público. Busca contribuir para amenizar carências socioculturais, proporcionando um tempo e um espaço para reflexão, sob o encanto da palavra poética. Cada vez mais assumida como uma arte interdisciplinar e com inúmeras possibilidades de abordagem, a poesia extrapola os espaços canônicos e invade o cotidiano.

O projeto vai oferecer três oficinas artísticas com carga horária de 15 a 20 horas e 25 vagas em média cada, ao longo dos cinco primeiros dias, culminando numa intervenção final no sexto e último dia, que vai integrar os oficineiros, alunos e demais artistas e coletivos participantes. Todos os profissionais envolvidos serão contratados através do concurso em andamento.

As propostas de oficinas podem ser de temáticas variadas, relacionadas à literatura e sua interação com outras manifestações das artes. Já a ação de encerramento deve reunir artistas da palavra, poetas de diferentes tendências e estéticas – dos canônicos aos alternativos e periféricos –, além de artistas visuais, audiovisuais, circenses, dançarinos, músicos, atores e demais agentes que tragam em suas expressões as potencialidades da literatura.

Os três profissionais e/ou grupos que ministrarem aulas receberão um cachê total no valor de R$ 2,2 mil pelas atividades assumidas. Outros cinco artistas e/ou coletivos serão selecionados para se juntar aos primeiros nas ações finais, para fazer apresentações e performances, com remuneração de R$ 1 mil. As despesas de passagem e hospedagem para os que necessitarem viajar serão custeadas pela FUNCEB. 

Podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, além de estrangeiros com situação de permanência legalizada, ou pessoas jurídicas do campo artístico-cultural, domiciliadas ou estabelecidas na Bahia. Há três vias pelas quais os candidatos podem enviar os documentos exigidos: presencialmente, na sede da FUNCEB, em Salvador/BA, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas; por via postal, através de correspondência registrada ou Sedex, com Aviso de Recebimento; ou através de e-mail, pelo endereço acao.poetica@funceb.ba.gov.br, conforme orientações na minuta.

Chamada Pública: Ação Poética 2014
Quando: Até 21 de setembro
Quanto: Grátis
Informações: 71 3324-8507 / literatura.funceb@funceb.ba.gov.br
www.fundacaocultural.ba.gov.br
Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA
------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB
asc.funceb@gmail.com | (71) 3324-8565
Paula Berbert – paula.funceb@gmail.com | (71) 9127-7803

FUNCEB AGENDA CULTURAL BAHIA
www.funceb.ba.gov.br www.agendacultural.ba.gov.br
www.twitter.com/funceb www.twitter.com/agendacultbahia
www.facebook.com/fundacaoculturalbahia www.facebook.com/AgendaCulturalBahia

Comentários