Em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga a Casa da Música realiza no próximo dia 06.12 Cortejo Cultural pelas ruas de Itapuã e exposição “De Lua pra Todos Nós”
Os sanfoneiros formaram a “Orquestra Sanfônica” e o próximo ensaio,
aberto à imprensa, é dia 04.12, às 19h, na Casa da Música de Itapuã
A Casa da Música, Espaço Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia –Secult/BA, realiza no dia seis de dezembro o 3° Itapuã Canta Gonzagão – 100 Anos do Rei do Baião. Homenageando o centenário de Luiz Gonzaga, músico de grande contribuição para música popular brasileira, que levou a história do povo nordestino ao conhecimento de todo o país, o público poderá participar gratuitamente do Cortejo Cultural “Um Axé pra Lua” e da Exposição “De Lua pra Todos Nós”, no espaço.
Festa na Rua- O Cortejo Cultural tem concentração às 14h na Praça Dorival Caymmi, com saída às 16h, e é composto por três alas: Gonzagão, Januário e Gonzaguinha. As alas Gonzagão e Januário seguem o trajeto juntas, ao som do autêntico forró nordestino, enquanto a ala Gonzaguinha festeja ao som do samba. Nas duas alas de forró, estarão tocando 23 sanfoneiros dos melhores da nossa terra, formando a “Orquestra Sanfônica”. Os grupos se encontram na Praça Rumo do Vento, para uma parada musical, e reunidos partem em direção ao Largo do Abaeté. Participam grupos artísticos e escolas da comunidade de Itapuã. Os grupos que participarão serão Orquestra Sanfônica, Zabumbeiros, Escola de Samba Unidos de Itapuã, Orquestra de Pandeiros Itapuã, Orquestra de Pifes, ABECC (Associação Bem Estar e Cultura Corporal), Viva Maria, As Ganhadeiras de Itapuã, Grupo de Teatro Griô, Grupo Ereoatá, Grupo de Poetas, Ballet Florita, Escola Lagoa do Abaeté, Escola Malê Debalê, Escola do Pescador, Escola Rotary.
Às 19h acontece a abertura da Exposição “De Lua pra Todos Nós”, e um grande forró ! Nela é possível entrar um pouco no Universo de Gonzagão, através das obras que mostram o cotidiano que vivenciou e influenciou o artista e seu legado. Fotografias, esculturas e objetos sobre o universo do povo sertanejo, peças cenográficas do espetáculo “O Vôo da Asa Branca”, inspirado em sua vida, fazem parte do acervo. A curadoria fica por responsabilidade de Joelito Modesto dos Reis e Miriam Rylands, que também assinam as obras juntamente aos artistas Gei Correia e Jorge Mutação.
Sanfoneiros que formam a “Orquestra Sanfônica” (temos os contatos de todos eles para entrevistas e reportagens) :
Vado, Augusto, Zé Lemos do Acordeon, Givaldo Esquerdinha, Galego, do “Astros do Forró”, Luciano Galego, Toinho do “Corujas do Norte”, Tenilson, Freitas do Acordeon, Dojão do Nordeste, Antônio Cabeção, Júlio Cesar (Imperador), Cicinho de Assis, Vitorino, Marqueinho Café , Eugênio Cerqueira, Genilson do Acordeon, Romero, Jo Miranda, Bruninho do Acordeon, Tadeu do Acordeon, Zelito Bezerra e Celo Costa.
FICHA TÉCNICA da EXPOSIÇÃO:
Curadoria: Miriam Rylands e Joelito Modesto dos Reis
Obras dos artistas: Miriam Rylands, Gei Correia, Joelito Modesto dos Reis e Jorge Mutação
Montagem: Geraldo Magela Ramalho, Joelito Modesto dos Reis
Designer: Ailson Rolemberg
Iluminação: Waldeir Rocha
Produção: Viviane Andrade, Íris Pereira e João Jonga de Lima
Direção Artística: João Jonga de Lima
Coordenação Geral: Amadeu Alves
Colaboradores: Deolindo Checcucci (peças cenográficas da peça O Vôo da Asa Branca), Centro Técnico do TCA e Armazém Cenográfico
Equipe da Casa da Música: Juçara Miranda, Vanice Freitas, Demi Rios, Waldeir Rocha, Joelito Modesto, Geraldo Ramalho, Alan Corbacho, Jaci Santana, Valdeci dos Santos, José Roque, Patrícia Gonçalves, Luis Roberto, Antonio dos Santos, Lázaro Peixoto, Wellington Ferreira, Israel Abdala, Anderson Prazeres
SERVIÇO
O que:3° Itapuã Canta Gonzagão
Quando: 06 de dezembro, a partir das 14h
Onde: Casa da Música (Cortejo Cultural com concentração na Praça Dorival Caymmi)
Realização: Secult/BA
Entrada Gratuita
Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro 71 8896-5016
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".