PLANO ESTADUAL DO LIVRO E LEITURA TEM CONSULTA PÚBLICA ATÉ MAIO



Está aberta até o dia 03 de maio a consulta pública do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL-BA), proposta  que, em sintonia com o Plano Nacional do Livro e Leitura, Plano Nacional de Cultura e Plano Nacional de Educação, bem como o Plano Estadual de Cultura (em elaboração) apresenta os 11 objetivos, 8 estratégias e 51 ações que vão orientar as ações no setor nos próximos dez anos (2013-2022). Para participar, clique aqui e acesse o formulário de sugestões.

Também está disponível no site, as informações sobre a construção do Plano, onde poderá ser visto todo o percurso trilhado pelo Conselho Deliberativo do Plano Estadual do Livro e Leitura (CD-PELL), formado por representantes dos diversos setores do Livro e Leitura. Diversas atividades conduziram à elaboração do documento, que está organizado em torno de três eixos temáticos: “Democratização do acesso”, “Valorização da leitura como prática social” e “Desenvolvimento da Economia do Livro”. Tudo isso ocorreu sob a coordenação das Secretarias de Cultura e da Educação da Bahia, entre julho de 2012 e janeiro de 2013.

O eixo “Democratização do acesso” possui três estratégias: Fortalecer a rede de bibliotecas, conquistar novos espaços de leitura, ampliar o acesso ao livro e a outras formas de expressão da leitura. Já o eixo “Valorização da leitura como prática social” conta como estratégias fomentar a leitura, formar mediadores de leitura e desenvolver pesquisas e sistemas de informação na área do livro e leitura. A temática ” Desenvolvimento da Economia do Livro”, por sua vez, pretende incrementar e apoiar a rede produtiva e criativa do livro. O PELL-BA pretende alcançar estas oito estratégias até 2022, através de 51 ações.

Para acessar o texto de referência contendo a Minuta do Plano Estadual do Livro e Leitura, que você poderá  sugerir alterações ou comentar qualquer aspecto, clique aqui:

Fonte: Secult/BA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".