LIVRO “BRASIL E ÁFRICA: LAÇOS POÉTICOS” SERÁ LANÇADO EM GENEBRA




Os autores Dye Kassembe, Valdeck Almeida de Jesus, Walter S e Eduardo Quive estreitam laços literários entre países lusófonos

A exposição e venda do livro “Brasil e África: laços poéticos” vão acontecer durante o 28º Salão do Livro e da Impensa de Genebra, de 30 de abril a 04 de maio de 2014, no Palexpo, na Suíça, no estande do Varal do Brasil, sob o comando de Jacqueline Aisenman.

A obra literária foi ideia do brasileiro Valdeck Almeida, que se juntou a Dye Kassembe, Walter S e Eduardo Quive. Durante meses trocaram correspondências até chegar ao formato do livro, que reúne poemas de cunho social, cada autor com foco nos problemas e vivências em seus países de origem. No prefácio, o historiador e escritor português Pedro Silva afirma que “entre a poetisa Dye Kassembe e os poetas Eduardo Quive, Walter S e Valdeck Almeida de Jesus algo os distingue em termos de estilo e temáticas adotadas. No entanto, muito os une em termos de paixão por aquilo que fazem. Esse sentimento perpassa, de forma transversal, todo o conjunto de textos aqui reunidos”.

Inicialmente o projeto seria lançado no Brasil, mas acabou sendo abraçado por Dye Kassembe, cuja paixão pela poesia lhe fez apresentar os poemas em Angola. A edição angolana saiu pela Editora das Letras, especialmente para a Semana Cultural Moçambique-Angola, em 2013. Para os autores participantes foi uma honra e uma oportunidade de divulgação entre poetas africanos, estreitando os laços poéticos e literários entre países de língua portuguesa. Agora em versão limitada, pela editora brasileira Galinha Pulando, a antologia alça voos na Europa.

Os autores
Dye Kassembe (Amélia de Fátima Cardoso) nasceu em Angola. Aluna exemplar, foi noviça no convento de São José de Cluny onde fez todo ensino secundário. Licenciada em Ciências humanas opçâo filosofia polîtica do desenvolvimento na Universidade de Paris VIII St. Denis - França onde vive há trinta anos.

Valdeck Almeida de Jesus (1966) é jornalista, funcionário público, editor, escritor e poeta. Embaixador Universal da Paz, Membro da Academia de Letras do Brasil, Academia de Letras de Jequié, Academia de Cultura da Bahia, Academia de Letras de Teófilo Otoni, Poetas del Mundo, Fala Escritor, Confraria dos Artistas e Poetas pela Paz e da União Brasileira de Escritores.

Walter “S” – um mero poeta. De nome próprio Walter Dos Santos, nasceu em Luanda-Angola, a 03 de Dezembro. Católico Romano, de família modesta e humilde. Estudos primários na Escola Defesa Civil, Neves Bendinha e Escolinha da Paz, em Viana. Cursou Ciências Sociais e Mat. Física, no PUNIV da ENPPI, Kapolo 2 e IMNE Marista “Cristo Rei”, em Luanda, respectivamente. Estudante de Economia e Gestão na UCAN, de Letras na UCB e igualmente frequenta a AIU, na Especialidade de Tecnologias de Informação. Técnico de Seguros e Pensões numa Companhia de Seguros, em Luanda.

Eduardo Quive reside na Matola, província de Maputo. É jornalista cultural do semanário @Verdade (verdade.co.mz) e é director editorial da Literatas – Revista de Literatura Moçambicana e Lusófona (revistaliteratas.blogspot.com) e corespondente do jornal Cultura – Jornal Angolano de Artes e Letras – dentre outros órgãos de informação no Brasil. O seu primeiro livro de poesia intitula-se “Lágrimas da Vida Sorrisos da Morte” (FUNDAC, 2012). É membro fundador do Movimento Literário Kuphaluxa do Centro Cultural Brasil – Moçambique.

Serviço
O que: Exposição e venda do livro “Brasil e África: laços poéticos”
Quando: 30 de abril a 04 de maio de 2014
Onde: Estande do Varal do Brasil, no Palexpo – 28º Salão do Livro e da Imprensa de Genebra, Suíça

Ascom: Galinha Pulando

Comentários