LEGADO – I ENCONTRO DE CHEGANÇAS DA BAHIA ACONTECE EM SAUBARA



A Chegança, também conhecida como Marujada, é uma manifestação cultural de origem portuguesa que representa a luta entre cristãos e mouros, que são então derrotados e convertidos. 

Neste bailado popular antigo, as batalhas e conquistas marítimas são representadas, numa tradição que se mantém viva até os dias atuais nas cidades baianas, em especial no Recôncavo. 

O I Encontro de Cheganças da Bahia objetiva promover um ambiente onde mestres e mestras do folguedo possam trocar experiências de seus saberes, numa programação com mesa redonda, mostra de documentário e desfile pelas ruas da cidade. 

O evento também traz à discussão a possibilidade do encaminhamento de pedido para o reconhecimento das Cheganças como Patrimônio Cultural da Bahia e do Brasil.

Estão confirmadas as participações da Chegança Marujada de Jacobina, Chegança de Mouros Feminina de Arebepe, Chegança Mouros Masculina de Arebepe, Chegança de Mouros Barca Nova Saubara, Chegança Feminina de Mouros Barca Nova Saubara, Chegança dos Marujos Fragata Brasileira Saubara e Chegança Marujada de Cairu.

Praça Teixeira de Freitas (Cachoeira)
7/8, 19h às 23h
Grátis
Comunidade do Tambor



Comentários