TEIXEIRA DE FREITAS É DESTAQUE NA BAHIA EM NÚMERO DE DOAÇÃO DE CÓRNEAS


A cidade de Teixeira de Freitas foi contemplada com premiação de destaque, entre as cidades baianas, pelo número de captação de córneas que realizou durante o primeiro semestre deste ano. A honraria será concedida pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Central de Transplantes.

O Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), dentre os vários serviços que oferece, acolhe também a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do extremo sul da Bahia, que tem como meta promover e dinamizar a captação de órgãos.

Atualmente a organização possui escala de enfermeiros plantonistas, responsáveis, em suma, por acolher as famílias cujos entes tenham ido a óbito, explicar-lhes sobre a doação dos órgãos e colher a autorização dos familiares para a doação, depois de realizado todo o processo legal.

Em número de córneas captadas, Teixeira só ficou atrás da cidade Vitória da Conquista, tendo realizado cerca de 20.  Além deste procedimento, o HMTF realiza também a captação de múltiplos órgãos – como fígado, rins e válvulas cardíacas.


Comentários