CRIATURA MARINHA DE COR ROXA E FORMA BIZARRA PODE TE SURPREENDER NA PRAIA



Veja as imagens da chamada caravela-portuguesa que mais se parece com um balão cheio de ar

A natureza está sempre nos presenteando com animais incríveis, mostrando que ainda existem muitas criaturas que não conhecemos e nem fazemos ideia de onde elas possam vir.

Pois uma dessas criaturas surpreendeu alguns banhistas da praia de Olivença, na Bahia, no verão passado. A estrutura era roxa e parecida com um balão cheio, que despertou a nossa curiosidade para conhecê-la um pouco melhor e apresentá-la a vocês.

O organismo em questão é a chamada caravela-portuguesa (ou barco-de-guerra-português) — Physalia physalis — que, na verdade, não é uma água-viva, e sim uma colônia de animais do grupo dos cnidários e da ordem das Siphonophoras.
Colônia

À primeira vista, ela se parece como um animal único mesmo, mas é formada por quatro pólipos ligados entre si, que não podem sobreviver independentemente. São eles: o pneumatóforo (a parte que você vê cheia de ar), os domonoctozooides (que formam os tentáculos), os gastrozooides (que formam os "estômagos" da colônia) e os gonozooides (que produzem os gametas para a reprodução).

O que mais chamou a atenção dos banhistas na praia baiana, além de sua transparência e forma inflada, foi a sua cor arroxeada muito bonita. Veja abaixo o vídeo completo:
A espécie também pode ser mais azulada e possui tentáculos cheios de células urticantes, o que pode ser perigoso para os humanos, mas não faz mal algum para a tartaruga-marinha, que é imune ao veneno e aprecia a caravela-portuguesa como parte de sua alimentação. Quem sabe você também não encontra uma dessas durante este verão?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".